Descrição

O Fonseca Porto Late Bottled Vintage é elaborado a partir dos melhores vinhos do Porto da Fonseca, que apresentaram um caráter muito intenso e profundo. Este expressivo Porto é vinificado em grandes cubas de madeira e engarrafado sem clarificação nem filtração em quantidades limitadas quando está pronto para consumo.

Informações de produto

Tipo
Porto
Colheita
2019
Álcool
20.0% vol.
Variedade
Tinta roriz, Touriga francesa, Touriga nacional
Origem
Porto

Prova

Vista
De cor tinta púrpura intenso com um rebordo vermelho telha.
Nariz
Nariz exuberante, perfumado, pleno e aromático. Predominam as notas de cerejas pretas e ameixas maduras, com toques de cedro e especiarias.
Boca
Rico, redondo e concentrado em boca, com matizes de groselha vermelha e preta, especiarias, um toque de chá de Ceilão e uma frescura marcante. Um vinho elegante com boa complexidade. Final agradável, intenso e cheio de sabor.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 ºC. Como não é filtrado, recomenda-se decantar e manter a garrafa na posição vertical algumas horas antes.
Consumo
O prazo ideal para consumo após a abertura da garrafa é de dois meses.
Combinação
Um final perfeito para qualquer refeição e um excelente acompanhamento para queijos intensos, especialmente azuis, como stilton ou roquefort. Também é delicioso com sobremesas de chocolate ou frutos silvestres.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas próprias da adega e outras propriedades localizadas nas zonas de Cima Corgo e Douro Superior.
Clima
Após um período de dormência quente e seco, o ciclo começou um pouco mais cedo, com a brotação a ocorrer a 9 de março, aproximadamente uma semana antes do habitual. A estação de crescimento foi mais seca e fresca do que o habitual, embora as chuvas de abril tenham sido bastante intensas. Embora a época de maturação tenha começado com temperaturas elevadas, o clima durante o mês de agosto foi mais fresco do que o habitual, com algumas precipitações nos dias 25 e 26 que equilibraram a maturação da colheita. As condições relativamente frescas e a ausência de picos de calor traduziram-se na elegância, na acidez viva e na fruta fresca que caracterizaram os vinhos desta colheita.
Colheita
A colheita das uvas tinto no Alto Douro iniciou-se a 4 de setembro e na zona de Pinhão a 14 de setembro. A colheita apresentou-se em perfeitas condições sanitárias, embora os rendimentos tenham ficado quase um décimo abaixo da média dos últimos dez anos. A vindima começou na Quinta do Panascal, no vale do Távora, a 18 de setembro, e na Quinta do Cruzeiro a 20, com uvas extraordinariamente saudáveis. A vindima foi suspensa brevemente devido a um curto período de chuvas na noite de 21 de setembro (8 mm), que não foi suficiente para afetar a qualidade dos vinhos. As condições meteorológicas voltaram a ser perfeitas e a vindima na Quinta do Santo António foi adiada para o início de outubro.
Envelhecimento
Envelhece em grandes cubas de madeira.
Engarrafamento
É engarrafado sem clarificar nem filtragem.

Avaliação dos peritos

Falstaff:

Dark ruby. Fully fruity on the nose with notes of plum and dark cherry, plus nuances of chocolate and savoury hints. Intense and rather full-bodied on the palate, again with lots of fresh, dark fruit, harmonious savouriness and a pleasant grip. Finishes long and fresh.