Descrição

Elaborado com Tempranillo e um toque de Viura, Laderas de Ostatu apresenta-se como um vinho saboroso, fresco e frutado, no qual se manifesta toda a franqueza varietal do Tempranillo, com um final mineral do terroir. Possui uma produção limitada de apenas 2.666 garrafas e pertence à gama de vinhos denominados pela adega como «Singulares». Vinhos com identidade própria que revelam a personalidade das suas parcelas mais especiais, onde a particularidade de cada colheita é a chave.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2017
Álcool
14.5% vol.
Produção
2.666 garrafas
Subzona
Rioja Alavesa
Variedade
97% Tempranillo, 3% Viura
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor cereja intensa e violácea.
Nariz
No nariz, apresenta notas nostálgicas de frutos vermelhos e pretos maduros (cerejas, ameixas vermelhas e pretas), um toque floral suave com um toque silvestre. Fundo balsâmico profundo e especiade doce.
Boca
Saboroso na boca, com densidade frutada, sensação de frescura e um traço longitudinal de acidez. Com volume, estrutura, taninos gulosos e polidos que ampliam a sensação de carnudo. Finaliza com uma nota mineral do terroir, boa projeção e longa vida.
Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas com uma altitude de 630 metros, situadas no município de «Portillo». Terreno acidentado com inclinação orientada para sul e protegido por pequenos cumes que o rodeiam.
Tamanho
34 hectares no total.
Idade
Vinha plantada em 1968.
Solo
Solo argiloso-calcário, cujo subsolo é formado por várias densidades de rocha branco.
Clima
Clima mediterrânico com grande influência atlântica. Diferenças extremas entre o inverno e o verão.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 kg no dia 6 de outubro.
Vinificação
Desengace perfeito para que o grão fique inteiro, como se tivesse sido desengaçado manualmente. Maceração pré-fermentativa a frio e fermentação alcoólica em pequenos tonéis de carvalho, durante 14 dias a uma temperatura máxima de 25 ºC. Pequenas remontagens e pisagem antes de atingir a meia fermentação. Malolática em barricas novas de carvalho francês de seis tanoeiros de renome (Taransaud, Sylvain, Saint Martin, Daranjou, Francois Freres, Seguin Moreau), das quais 4 são de 500 litros e 4 de 225 litros.
Envelhecimento
Envelhecido em barrica durante 14 meses.
Engarrafamento
O vinho não foi submetido a nenhum processo de estabilização.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Laderas, sourced from a parcel at 650 metres planted in 1968, escaped the frosts in 2017, so yields were normal. Aged in 50% new wood, this is bright, perfumed, refined and elegant, with lots of chalky minerality, toast and vanilla spice top notes and layers of blackberry and wild mountain herbs. 2024-35