Descrição

Segunda colheita do primeiro vinho que surgiu do projeto na serra de Gredos, de Alejandro Vigil e Adrianna Catena. A casta Garnacha, de origem parcelar, de vinhas velhas em altitude e solos arenosos e graníticos, revela toda a sua frescura, pureza, requinte e aroma num tinto de perfil limpo e moderno.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Produção
9.333 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
Cebreros

Prova

Temperatura de servir
16 °C.

Vinha e preparação

Nome
La Reina.
Descrição
Uma única vinha cultivada em vaso de acordo com práticas orgânicas, sem pesticidas ou herbicidas artificiais, a uma altitude entre 820 e 860 metros, entre os municípios de San Juan de la Nava e Navaluenga, na província de Ávila, no coração da serra de Gredos.
Tamanho
6,2 hectares.
Idade
Vinhas plantadas em 1978.
Solo
Principalmente arenoso e granítico.
Clima
O ciclo de 2023 começou com um outono chuvoso, seguido por um inverno quente e uma primavera com uma seca prolongada. Em junho, chuvas oportunas coincidiram com a floração, mantendo a humidade do solo durante um verão relativamente ameno e sem tempestades significativas. Em setembro, houve uma semana inicial de chuva, seguida por duas semanas de clima fresco e nublado. Embora as chuvas tenham representado alguns desafios para a colheita, elas não causaram botrite significativa, e as temperaturas frescas durante a colheita foram ideais tanto para as uvas quanto para a equipa de vindima.
Colheita
As diversas subparcelas de La Reina, com diferentes elevações, orientações e solos, permitiram a vindima de cada parte à medida que atingia a sua maturação perfeita, entre 16 e 27 de setembro de 2023.
Vinificação
O vinho foi elaborado com 70% de uvas desengaçadas e 30% de cachos inteiros. Fermentou com leveduras autóctones em depósitos de betão. Durante a fermentação, foram utilizadas técnicas muito suaves de manuseamento do chapéu.
Envelhecimento
Estágio de 11 meses em depósitos de betão e barricas de carvalho velho; enquanto o vinho de prensa foi envelhecido separadamente em inox.
Engarrafamento
Em junho de 2024.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2023 La Reina, from their property in San Juan de la Nava, had five different vinifications because it's from a fairly large vineyard that was harvested over almost three weeks. It was made with more or less full clusters, on average 60%, in concrete, stainless steel and oak. Thirty percent of the wine matured in used oak barrels for around 10 months. All of the wines have a clean and modern profile, with moderate extraction and a long infusion that delivers elegant and perfumed wines. This has a medium to full-bodied palate and fine, slightly dusty tannins. This is different from the wine from 2023; there's more complexity, depth and freshness. 9,333 bottles produced. It was bottled in June 2024. (Luis Gutiérrez)