Descrição

Vinho tinto básico da adega argentina pertencente ao Grupo Codorniú. Um malbec muito fácil de beber, ideal para acompanhar carnes de todos os tipos.&nbsp

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2024
Álcool
13.5% vol.
Subzona
Luján de Cuyo
Variedade
100% Malbec
Origem
Mendoza

Prova

Vista
Cor vermelho violáceo intenso.
Nariz
Distingue-se pelos aromas frescos a frutos vermelhos (ameixa, cereja, amoras), juntamente com notas florais próprias da variedade que conferem complexidade. Após alguns minutos, surgem tons de compota, nozes e amêndoas caramelizadas
Boca
Tinto com taninos muito suaves, redondo e com final agradável.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2029, se mantido em condições ideais.
Combinação
Massa com molho vermelho, carnes grelhadas ou queijos.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas em espaldeira localizadas em Agrelo, Lujan de Cuyo, a uma altitude de 1.050 metros acima do nível do mar.
Solo
Sem lavoura. Muito profundo, de origem aluvial, com baixo teor de matéria orgânica e excelente permeabilidade. É coberto por gramíneas e leguminosas que fornecem nutrientes e melhoram a estrutura, ao mesmo tempo que atuam como um controle preventivo contra geadas precoces.
Clima
A temporada correspondente ao ciclo da colheita de 2024 começou com um inverno chuvoso, devido à influência do fenómeno climático El Niño, sendo possível posteriormente recuperar alguma neve na cordilheira, favorecendo a recuperação das bacias hidrográficas de toda a província. A primavera e parte do verão foram caracterizadas pela presença permanente do vento zonda, que promoveu uma elevada percentagem de «deslizamento» e alguns danos na copa das árvores (rebentos curtos e danos nas folhas). Posteriormente, ao longo de janeiro e parte de fevereiro, registou-se uma onda de calor (vários dias com temperaturas mínimas acima dos 20 graus), o que provocou a interrupção da maturação e um atraso de 2 ou 3 semanas no início da colheita. Ainda assim, a casta Malbec apresentou um excelente estado sanitário, excelente nível de frescura e bom nível de acidez natural.
Colheita
Vindima manual em caixas de 300 kg.
Vinificação
Maceração a frio dos mostos a 10 °C durante três ou quatro dias. A fermentação alcoólica ocorreu a 25 °C durante mais sete dias, enquanto a malolática ocorreu naturalmente.
Envelhecimento
Os vinhos foram mantidos em tanques de inox durante 9 meses, apenas 12% foram trabalhados em madeira de carvalho francês e americano de segundo e terceiro uso.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Direct and fruity nose with cherries and some spices. Medium-bodied with fluffy, fine-grained tannins and a simple, medium-length finish. Fleshy and pristine. Good quality of fruit despite its simplicity. Drink now. (Zekun Shuai)