Descrição

Este vinho vem de vinhas esquecidas há mais de 20 anos, o que permitiu manter o solo virgem e com uma vida intensa. O resultado é um vinho que reflete as características de cada parcela, de cada microclima. Frutado, leve e floral.&nbsp

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Produção
7.353 garrafas.
Subzona
Vale do Jamuz.
Variedade
Mencía, Alicante bouschet, Prieto picudo, Palomino
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Cor vermelha cereja.
Nariz
Aromas de frutas pretas e vermelhas com notas florais e especiadas.
Boca
Leve, com a acidez de uma paisagem árida e a frescura e mineralidade de um solo de cantos e grijos e a elegância das argilas acumuladas nas margens do vale que antecipa o grande rio que existiu há milhares de anos. Vinho fino e frutado, onde se destacam os frutos vermelhos e pretos maduros, os sabores silvestres e um retrogosto ligeiramente mineral. De corpo médio e taninos elegantes.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Este vinho pode ser bebido agora ou guardado por mais alguns anos.
Combinação
Cecina, carnes grelhadas, charcutaria, saladas complexas.

Vinha e preparação

Nome
El Chano
Descrição
Vinhas próprias plantadas em vaso e trabalhadas com métodos tradicionais de viticultura biológica. Neste momento, estão numa fase de recuperação, com as plantas em plena formação.
Idade
Muito velhos.
Solo
De pedras roladas, cinzentas e argila.
Clima
Continental. Em 2018, teve uns verões bem quentes e secos
Rendimento
2.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 15 quilos durante o mês de outubro de 2018.
Vinificação
Encubado caixa a caixa com 50% de cachos inteiros em cubas troncocónicas de carvalho francês, ajustando o teor de sulfuroso a doses mínimas para poder fermentar com levedura autóctone. O tempo de maceração foi de 30 dias. Após a fermentação alcoólica, realizou-se um prensamento suave, após o qual o vinho foi trasfegado para barricas de 500 litros, cubas de madeira e depósitos de betão, onde se realizou a fermentação maloláctica.
Envelhecimento
Crianza de 14 meses em barricas de 500 litros, cubas de madeira e depósitos de betão.
Engarrafamento
Em maio de 2020.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

The 2018 El Chano feels tighter and a little oakier than the 2016, which impressed me a lot when I first tasted it. This is more concentrated and powerful, a different profile even if it was produced with more or less the same vineyards—where there is a field blend of Mencía, Alicante Bouschet, Prieto Picudo and Palomino—that are in the process of being converted to organic. It fermented with 50% full clusters in oak vats and matured in 500-liter oak barrels and concrete vats for 14 months. This reached 14% and has moderate acidity, a medium to full-bodied palate and some dusty tannins. It needs powerful food. I'd wait one more year. 7,353 bottles and 250 magnums produced. It was bottled in May 2020. - Luis Gutiérrez.