Descrição

Este tipo de vinho sempre foi considerado um vinho de culto entre os grandes provadores do Marco de Jerez. O oloroso é um vinho que, na classificação inicial dos mostos realizada pela equipa técnica da adega, é mais largo na boca do que os restantes, com um nariz muito vinoso. Precisamente por este motivo, está destinado ao envelhecimento oxidativo (sem véu de flor) pelo sistema de soleras e criaderas.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Oloroso
Álcool
20.5% vol.
Variedade
100% Palomino fino
Origem
Jerez-Xérès-Sherry

Prova

Vista
Limpo e brilhante, apresenta uma camada de cor mogno escura com guarnições de ouro velho, conferida pelo seu longo envelhecimento oxidativo.
Nariz
Apresenta uma intensidade média-alta, é muito estruturado e complexo, proporcionando uma exibição de aromas a frutos secos, licor de amêndoa e cacau muito fino.
Boca
Amplo e agradável, possui uma certa salinidade que o torna refrescante e saboroso ao mesmo tempo. O seu elevado conteúdo glicérico torna-o aveludado no paladar, deixando um longo travo.
Temperatura de servir
Entre 12 e 14 ºC.
Consumo
Uma vez aberta, a garrafa pode manter-se em boas condições durante vários meses se for guardada num local fresco e seco.
Combinação
Perfeito com cordeiro assado, carnes estufadas e peixe grelhado muito gordo.

Vinha e preparação

Solo
Albariza.
Vinificação
É destinado ao envelhecimento oxidativo (sem véu de flor) pelo sistema de soleras e criaderas. Desde o início, é envelhecido até aos 17 graus.
Envelhecimento
Envelhecimento médio de cerca de 22 anos.
Engarrafamento
'En rama', sem filtrar e sem estabilizar.