Descrição

O Pegasus Bay Chardonnay é um daqueles grandes brancos neozelandeses que conquistam desde o primeiro gole. Depois de uma elaboração típica da Borgonha e um estágio de um ano em barricas de carvalho usadas, esta adega oferece-nos um vinho com boa acidez e estrutura persistente, que se destaca pelos seus aromas cítricos e de frutos de caroço

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2020
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Waipara Valley

Prova

Vista
De cor limão brilhante.
Nariz
Aromas cítricos, de mel doce e frutas de caroço (pêssego e nectarina) misturados com um toque de pipoca com manteiga e baunilha.
Boca
O paladar revela uma certa concentração de fruta intensa. Mas tem uma boa acidez que garante que o vinho fica firme e concentrado, com um final persistente.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Perfeito para beber agora e até daqui a 15 anos, se for guardado em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
A vinha fica no vale de Waipara, em North Canterbury, em terraços virados para o norte.
Idade
As vinhas têm mais de 30 anos, com uma grande parte plantada nas suas próprias raízes.
Solo
O solo é bem drenado e pouco fértil, o que faz com que as videiras cresçam naturalmente mais devagar. Isso resulta em poucas uvas maduras, mas de alta qualidade e saborosas, que expressam bem as qualidades deste terroir único.
Clima
O clima estável durante a floração proporcionou uma frutificação saudável, que depois foi desbastada até aos níveis desejados. O verão seguinte foi seco e com pouca chuva, o que resultou em bagas pequenas, perfeitamente maduras, cheias de sabor intenso e concentração. Felizmente, a colheita pôde continuar durante o confinamento devido à Covid-19, e um outono ininterrupto, cheio de dias quentes, significou que os frutos foram colhidos na sua maturidade ideal.
Colheita
As uvas foram colhidas à mão.
Vinificação
Métodos tradicionais de vinificação da Borgonha. O sumo não clarificado foi colocado em grandes barricas de carvalho francês, 70% das quais usadas para limitar a influência do carvalho. Nestas barricas, foi feita uma fermentação com leveduras autóctones e, no verão após a vindima, foi feita uma segunda fermentação. Provava-se regularmente durante este período e a fermentação era interrompida quando se alcançava o equilíbrio ideal.
Envelhecimento
12 meses de estágio antes do engarrafamento.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Rich and reductive nose of toast, lemon curd, mango stones, cloves, saffron, smoke and pineapples, Deep and oily with a full body and bright acidity. Toasty. Salted caramel at the end. Sustainable. Drink now or hold. Screw cap.