Descrição

A Feteasca Neagră é a uva tinta mais emblemática da Moldávia, um país com uma longa e antiga tradição vitivinícola. Acredita-se que tenha sido cultivada há mais de 2.000 anos e é conhecida pelos seus aromas a fruta preta, tal como groselha e amora que, quando envelhecida em madeira, também dá lugar a notas de especiarias. Todos estes traços podem ser percebidos neste vinho monovarietal da Te Wā Wines.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Feteasca Neagră
Origem
Ștefan Vodă

Prova

Nariz
Equilibrado, com aromas intensos de frutos e bagas pretas com um delicioso toque picante.
Boca
De corpo médio a cheio, com uma textura sedosa, notas nobres de carvalho e taninos sedosos perfeitamente integrados. A sua pureza e riqueza são notáveis na sua passagem frutada e rica que lhe confere um longo e memorável final de boca.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Consumo
Até aproximadamente 2029, se for mantido em condições óptimas.
Combinação
Ideal com carnes (bovina, cordeiro, veado), queijos curados e chocolate preto.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha localizada no sudeste da Moldávia, especificamente no vale por debaixo do Dniester, perto da aldeia de Purcari. As videiras são plantadas em diferentes orientações (nordeste, leste e sudeste) em terreno predominantemente montanhoso e a uma distância de cerca de 60 quilómetros do Mar Negro.
Clima
Temperado-continental influenciado pela proximidade do Mar Negro, que se manifesta pela penetração de massas de ar quente e húmido. O Inverno é bastante frio, o Verão quente mas relativamente húmido, seguido de um longo e quente Outono até depois de meados de Outubro. Durante o período de maturação, a temperatura média diurna atinge os 25 graus e 12 durante a noite, permitindo uma maturação lenta, o que tem um efeito positivo na preservação do sabor e da acidez.
Colheita
Vindima manual 100% seletiva, em caixas de 10 quilos.
Vinificação
As uvas são arrefecidas a 4 ºC para completar o processo de fermentação com uma mistura de leveduras nativas e selecionadas. Criomaceração do mosto durante 4 dias.
Envelhecimento
80% do vinho permanece em cubas de aço inoxidável durante 8 meses em contacto com as suas borras e com "bâtonnage" periódico. O restante 20% do vinho amadurece durante esses 8 meses em barricas de carvalho transilvânico.