Descrição

Este vinho doce é uma das jóias clássicas italianas. As uvas Trebbiano e Malvasia concentram os açúcares por desidratação até ao nível ótimo. O envelhecimento prolongado em barricas refina o vinho e acrescenta-lhe aromas de carvalho. O resultado é um vinho de grande intensidade aromática em que sobressaem notas de mel, alperces secos e baunilha. Um luxo para acompanhar sobremesas folhadas e crème brûlée.

Informações de produto

Tipo
White - Naturally sweet
Colheita
2018
Álcool
15.5% vol.
Variedade
Trebbiano, Malvasia
Origem
Chianti Classico DOCG

Prova

Vista
Cor brilhante e dourada.
Nariz
Muito aromático, complexo e sedutor. Os aromas de frutos secos, mel, especiarias doces e baunilha formam uma harmonia extraordinária.
Boca
Encorpado, intenso e complexo. A acidez vibrante proporciona um equilíbrio perfeito. Tem um final de boca persistente e doce.
Temperatura de servir
É recomendado servir entre 5 e 8 ºC.
Consumo
Ótimo até cerca de 2038 se for mantido em boas condições.
Combinação
Ideal para acompanhar folhados e 'crème brûlée'. É o vinho clássico para acompanhar o "Cantucci toscano", o clássico biscotti italiano. Uma harmonização muito original com queijos curados e picantes.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm da propriedade histórica de Nozzole in Chianti. As vinhas estão situadas a uma altitude de cerca de 300 metros acima do nível do mar.
Clima
Mediterrânico.
Colheita
Depois da vindima, os cachos são pendurados para continuar o processo de desidratação na histórica propriedade Villa di Nozzole.
Vinificação
Quando as uvas atingem o grau de desidratação desejado, entre dezembro e janeiro, são novamente "colhidas". São então prensadas e fermentadas muito lentamente em barricas.
Envelhecimento
Estágio de 7 meses em barricas.
Engarrafamento
O vinho permanece em garrafa durante um período mínimo de 3 meses antes de ser colocado no mercado. É engarrafado sem filtragem nem clarificação.