Vinhos da Marqués de Vargas
Imagens da Marqués de Vargas
Localização e outros dados de interesse
Marqués de Vargas
Carretera de Zaragoza, km. 6
26006 Logroño La Rioja
España
No coração do Vale do Ebro
A Adega Marqués de Vargas foi construída em 1989 na propriedade Hacienda Pradolagar, em Logroño, e foi o primeiro projeto do Grupo Vinícola Marqués de Vargas.
A adega está situada no centro da sua própria vinha, sob o conceito de «château», e encontra-se no Vale do Ebro, numa zona conhecida como «Los Tres Marqueses».
Marqués de Vargas é sinónimo de uma saga de quatro gerações dedicadas à elaboração e comercialização de excelentes vinhos de Rioja, uma vez que o marquesado de Vargas é detido por uma família intimamente ligada a esta importante região vinícola espanhola.
Foi em 1840 que Felipe de la Mata, oitavo Marquês de Vargas, realizou as primeiras plantações de vinhas nas proximidades de Logroño.
Especialmente memorável foi a figura de Hilario de la Mata, pai do atual Marquês de Vargas, que ocupou durante anos a presidência de uma das adegas mais emblemáticas de La Rioja.
Em 1989, o atual Marquês de Vargas, Pelayo de la Mata, realizou o sonho do seu pai, construindo uma adega na propriedade Hacienda Pradolagar, em Logroño.
A propriedade tem uma extensão de 70 hectares, onde estão plantadas as variedades tintas Tempranillo, Mazuelo, Graciano e Garnacha. Todas elas em cepas americanas livres de vírus e protegidas dos ventos do oeste.
O solo é argiloso-calcário, muito pobre, mas excelente para a qualidade. As vinhas não são regadas em nenhuma altura do ano para evitar a perda de taninos, ao mesmo tempo que se prescinde de qualquer tipo de herbicidas e pesticidas.
Com uma produção entre 4.000 e 5.000 kg por hectare para obter frutos com o seu grau ideal de acidez, estrutura tânica e teor alcoólico, são elaborados exclusivamente vinhos tintos Reservas.
Para o estágio em barricas, utiliza-se carvalho francês, americano e russo, e apenas carvalhos de grão fino, nos quais se pode observar uma maior quantidade de madeira de primavera nos anéis de crescimento, excelente para o estágio de envelhecimento de vinhos destinados a armazenamento.
Também se combinam os níveis de tostação das barricas, o que permite obter um lote majestoso sem tirar protagonismo à fruta. O resultado são vinhos produzidos com uvas de uma única vinha, engarrafados sem tratamentos, clarificações ou filtrações.
Bodeboca.com © 2026 - Todos os direitos reservados