Descrição

Nova colheita de um dos vinhos mais procurados de Espanha. Um clássico no nosso ranking de Mais Vendidos, cuja colheita de 2023 é uma interpretação precisa e profunda da paisagem do vale de Carraovejas, um ambiente privilegiado e repleto de vida graças à sua ampla biodiversidade. O seu perfil, estruturado e fluido, revela uma complexidade harmoniosa na qual coexistem fruta fresca, notas florais e subtis toques de especiarias especiadas, com uma textura sedosa e envolvente. Em suma, um Ribera imprescindível e extraordinariamente elaborado que conquista adeptos ano após ano

Detalhes do produto

Tipo
Tinto
Colheita
2023
Álcool
14.5% vol.
Variedade
94% Tempranillo, 3% Cabernet sauvignon, 3% Merlot
Origem
Ribera del Duero

Combinação

Caril de cordeiro estilo Madras

Neste prato reunem-se o sabor poderoso da carne com o picante das especiarias e a doçura untuosa do leite de coco. Precisamos de um tinto com boa acidez, frescura e notas de especiarias.

Prova

Vista
De cor cereja intensa.
Nariz
Intenso e elegante, onde os matizes florais aparecem de forma sutil, juntamente com notas exuberantes de amora e chocolate preto.
Boca
Tinto fresco, ágil, redondo, encorpado, com boa estrutura e equilíbrio sobre um fundo vibrante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Ideal para acompanhar leitão, cabrito assado ou lombo de porco ibérico. Também combina bem com um taco de bacalhau em tempura com mel de cana.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas no vale de Carraovejas, que se estendem pelas encostas orientadas a sul e a norte até ao pântano, numa paisagem singular, e que se distribuem por mais de cem parcelas distintas. Os vinhedos distribuem-se desde as zonas médias até aos páramos que ultrapassam os 900 metros de altitude; desde a suave ondulação que desce em direção ao riacho, até às parcerias que ultrapassam os 30% de inclinação. Todos eles são trabalhados separadamente graças a uma viticultura de precisão, seguindo uma filosofia biológica e a especialização nas diferentes podas de respeito para alcançar um equilíbrio extraordinário.
Tamanho
A adega possui um total de 160 hectares.
Idade
Vinha plantada entre 1988 e 2011.
Solo
Austero. É composto por diferentes texturas de margas calcárias, argilas e arenitos que obrigam as videiras a um esforço de autorregulação para darem o melhor de si.
Clima
O ciclo de 2023 começou com um inverno não especialmente frio, com poucos dias com temperaturas abaixo de zero. No início de abril, foram registadas temperaturas negativas que afetaram o desenvolvimento de alguns botões pontuais em algumas zonas específicas. Finalmente, a brotação ocorreu normalmente em meados de abril, seguindo um ciclo fenólico sem incidentes. O verão foi seco e quente, com temperaturas médias durante julho e uma onda de calor no final de agosto. Setembro começou com chuvas torrenciais nos dias 3 e 4. A vindima começou com dias incertos, com alguma precipitação, dando lugar a dias com temperaturas extremas de 30 graus durante várias horas ao longo do dia.
Colheita
A colheita iniciou-se a 16 de setembro com a variedade Merlot e concluiu-se a 9 de outubro com a Cabernet sauvignon. Todas as uvas foram colhidas manualmente após uma primeira seleção dos cachos na própria vinha.
Vinificação
Posteriormente, foi realizada uma dupla seleção na adega de cachos e bagas. O transfegar do mosto por gravidade permitiu respeitar ao máximo a matéria-prima. O processo de encubamento foi realizado de forma meticulosa, dando lugar à fermentação, na qual foram utilizadas leveduras e bactérias lácticas autóctones da propriedade.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano de 225 e 600 litros.
Engarrafamento
Foi clarificado com clara de ovo natural e engarrafado durante a primavera de 2025.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Freshly cut vanilla, dark cherries and ripe plums on the nose, with a touch of blue flowers. Medium to full body with firm, fine-grained tannins and a juicy, medium-long finish. Drink now or hold.