Descrição

Este Chardonnay da família Antinori transmite o encanto da região da Úmbria. Fresco, aromático e com uma mineralidade sutil, exibe as virtudes deste terroir no coração de Itália

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Umbria IGT

Prova

Vista
De cor amarela brilhante.
Nariz
Predominam as notas de flores branco e camomila, que dão lugar a notas de maçã e leves matizes de baunilha.
Boca
Estruturado, fresco, saboroso e persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas nos arredores do castelo medieval Castello della Sala.
Solo
Rico em depósitos fósseis.
Clima
A época de cultivo de 2024 caracterizou-se por condições climáticas muito equilibradas. O inverno foi ameno, com níveis normais de precipitação. Maio e junho trouxeram níveis moderados de precipitação, garantindo um bom abastecimento de água que sustentou o crescimento e o desenvolvimento da videira e evitou a possibilidade de um futuro stress hídrico. A floração das videiras Chardonnay ocorreu no final de maio, bem a tempo, seguida de uma frutificação uniforme. As temperaturas quentes, os céus ensolarados e as mudanças ótimas de temperatura entre o dia e a noite começaram em meados de julho e se prolongaram até agosto. Essas condições garantiram uma fase de maturação gradual, favorecendo o desenvolvimento de aromas complexos e mantendo um bom equilíbrio entre os níveis de açúcar e acidez.
Colheita
A terceira semana de agosto teve início.
Vinificação
As uvas chegaram à adega, onde foram desengace e esmagadas suavemente. O mosto foi submetido a curtimenta com as peles a uma temperatura fria de 10 °C durante um período de 2 a 4 horas. Após a clarificação em tanques de inox, os diferentes lotes foram elaborados separadamente. Alguns foram transferidos para carvalho e outros permaneceram em aço para a fermentação alcoólica. A fermentação foi realizada a uma temperatura controlada entre 16 e 18 °C. Apenas os lotes que fermentaram em barrica foram submetidos à conversão malolática. Posteriormente, foi realizada a mistura final e o engarrafamento.