Descrição

O Biondi-Santi é considerado o primeiro Brunello di Montalcino da história, incorporando, por mais de um século e meio, a visão que inspirou Clemente Santi a ser o pioneiro na elaboração, nesta região da Toscana, de um vinho tinto exclusivamente com a casta Sangiovese. O resultado, tal como acontece hoje, é um vinho distinto, de personalidade complexa e refinada. Uma verdadeira joia que, colheita após colheita, não deixa de somar pontuações altíssimas. Um vinho indispensável.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Sangiovese
Origem
Brunello di Montalcino DOCG

Prova

Nariz
Dominam uma variedade de notas revigorantes, como ervas secas, violeta, raspa de laranja, frutos silvestres, cereja e hortelã picada.
Boca
Delicioso e suculento, muito fácil de beber e com uma acidez brilhante. Um vinho vibrante e suculento que, como apontam na própria adega, «literalmente dança no paladar», com taninos aveludados e polidos. Culmina com um toque salino e fascinante que adiciona complexidade ao final, lembrando-nos o que significa um vinho com «sentido do lugar».
Temperatura de servir
16 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2040, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Foi elaborado exclusivamente com uma seleção de Sangiovese proveniente de vinhas próprias
Clima
O ano de 2018 foi bastante fresco, caracterizado por chuvas abundantes que acompanharam todo o ciclo de crescimento da videira. Em geral, o verão registou temperaturas abaixo da média. Pouco antes da vindima nas vinhas de altitude, uma semana de ventos saudáveis do norte contribuiu para secar as videiras e as uvas, preparando-as para a colheita.
Colheita
A vindima teve início a 16 de setembro e durou 8 dias, com uma seleção cuidadosa dos melhores cachos.
Vinificação
Elaboração em barricas de diferentes tamanhos e materiais (inox, madeira e betão).
Envelhecimento
Estágio entre 24 e 30 meses em barricas de carvalho eslavo de tamanho médio e grande.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

This is an epic vintage that has been expertly interpreted by the Biondi-Santi winemaking team. The 2021 Rosso di Montalcino has impressive complexity and finesse, the result of many complicated blending decisions. The wine remains on the shy side at the moment and will need a few more years of bottle age before its full bouquet comes into focus. The wine is essentially linear and sharp with firm structure, seething energy and bright red fruit. The vintage was warm, dry and luminous. The Sangiovese harvest started on the 9th of September.