Descrição

Dom Pérignon Rosé surgiu do desejo de ultrapassar os limites da criação. Reflete o profundo impulso de questionar tudo, de abraçar o risco, experimentar livremente e ir sempre além. Expressa esse desejo intemporal de explorar o limite, aproveitando a força bruta do vermelho do Pinot noir num lote radiante. Um vinho encorpado e envolvente, redondo e cremoso, doce e voluptuoso, no qual predomina a fruta.

Temperado por uma transformação lenta e magistral ao longo de quase 12 anos na adega, o Dom Pérignon Rosé é uma encarnação vibrante da luz e da escuridão, simbolizando a dedicação à elaboração e à exploração profunda de novas possibilidades.

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Champagne
Colheita
2009
Álcool
12.5% vol.
Variedade
Pinot noir, Chardonnay
Origem
Champagne

Prova

Vista
Cor rosa.
Nariz
Após as notas de rosa, óleo de laranja e açafrão que se apreciam fugazmente, o bouquet adquire maior calor e predominam os frutos vermelhos — framboesa e cereja — que culminam em toques mais escuros de figos e groselha preta. Por fim, impõe-se a doçura, com notas de pão de gengibre e alcaçuz.
Boca
A fruta é majestosa, madura, carnuda e profunda. Após uma primeira sensação em boca notavelmente suave e redonda, o vinho assenta no coração do paladar, cobrindo-o com uma espécie de carícia íntima e intensa. As sensações saborosas convergem e persistem, mantendo viva a memória da sua marca tátil.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.
Consumo
Até 2038, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Clima
O inverno começou sendo especialmente rigoroso. Na região de champagne, nevou intermitentemente e foram registradas temperaturas baixas de forma prolongada.
A primavera foi quente, embora chuvosa. O clima não favoreceu a floração, e o míldio ameaçava as videiras. Embora tenha havido alguns períodos de tempestades que suscitaram certa preocupação com a saúde das videiras, o verão foi predominantemente ensolarado, especialmente em agosto. O tempo permaneceu quente, seco e muito ensolarado durante cinco semanas consecutivas. A 4 de setembro, uma tempestade de granizo atingiu as vinhas de Hautvillers, Verzenay e Chouilly. No entanto, o clima de verão reapareceu no dia seguinte e as uvas continuaram a amadurecer sem contratempos.
Colheita
A vindima teve início em 12 de setembro de 2009, em condições ideais.
Vinificação
Vinho elaborado com uma mistura baseada principalmente na casta Pinot Noir. Passam-se 12 anos desde que a uva entra na adega até que o vinho sai do mesmo local.

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

In comparison to the charming, pure 2008 Dom Pérignon Rosé, the 2009 Dom Pérignon Rosé possesses a ripe, dense bouquet with aromas of dark berries, licorice, dried white flowers, toast and pastry, enhanced by delicate, racy smoky hints. Full-bodied, broad and rich, it’s dense and phenolic due to the approximately 15% still red wine sourced from grapes planted in the villages of Hautvilliers, Aÿ and Bouzy, culminating in a protracted, sapid and chalky finish. Although already thoroughly enjoyable, it should age well over the next 10 years. This blend of 56% Pinot Noir and 44% Chardonnay was disgorged in March 2022 with a dosage of five grams per liter. - Yohan Castaing. 

James Suckling:

Peaches, fresh crushed strawberries and roses on the nose. Full-bodied and generous. Fine tannins that frame the wine beautifully and set it up for a fresh finish. Some fruit tea and cedar undertones. Enticing finish with hints of bitterness. Savory. Drink or hold.