Descrição

Branco que foi criado em madeira e nos deixa o sabor de classe dos brancos pouco conhecidos de Châteaunouf-Du-Pape. Muitas notas de frutas exóticas e um paladar encorpado com notas de baunilha do seu envelhecimento em madeira.

Informações de produto

Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2021
Álcool
13.5% vol.
Variedade
60% Grenache, 20% Clairette, 20% Roussanne
Origem
Châteauneuf-du-Pape

Prova

Nariz
Trata-se de uma cesta de frutas de polpa amarela e branco, predominantemente pêssegos e frutas exóticas.
Boca
Notas de baunilha e brioche conferem um toque extra de cremosidade. A riqueza em boca revela-se numa longa dança de sabores persistentes.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Dentro de 5 a 8 anos após o seu engarrafamento.
Combinação
Filete de galo cozido com pele.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha plantada nas localidades de La Janasse e La Crau. As vinhas são cultivadas sem pesticidas nem inseticidas e o adubo é natural. A terra é trabalhada sem herbicidas para manter a aeração e a flexibilidade do solo.
Tamanho
1,1 hectares.
Solo
Areoso-argiloso.
Clima
Continental. Continental. Nunca na memória dos viticultores as geadas primaveris chegaram tão perto do coração da denominação de origem, o que fez temer que ocorressem danos generalizados nas variedades de uva mais precoces. Felizmente, não foi o caso. A colheita de 2021 não é menos atípica e remete-nos quinze anos atrás em termos de condições climáticas e perfil dos vinhos elaborados. Os primeiros sugerem graus médios inferiores aos dos anos anteriores e a boa acidez sugere um bom potencial de envelhecimento para vinhos que já serão apreciados na sua juventude.
Rendimento
25-30 hectolitros por hectare
Colheita
Vindima manual matinal em caixas com seleção na vinha.
Vinificação
Prensagem pneumática e elaboração em cubas para as castas Garnacha e Clairette. As uvas Roussanne são vinificadas em barricas.
Envelhecimento
Estágio de 7 meses sobre lías em tina para Garnachas e Clairettes e em barrica (incluindo 3/4 de madeira nova) com agitação para a Roussanne.

Avaliação dos peritos

Falstaff:

Light yellow-green, silver reflections. Fresh meadow herbs, tobacco nuances, some caramel and vanilla, smoky savouriness, inviting bouquet. Taut, elegant, sweet white stone fruit notes, good freshness, mineral underpinnings on the finish, good length, some honey, a versatile food companion.

James Suckling:

Aromas of citron, anise, white flowers and some fine herbs, too. Medium-bodied with an aromatic character and fresh acidity. Silky with a fruity, comforting finish. Drink or hold.