Descrição

Um cava que presta homenagem à origem, ao terroir e à tradição iniciada há mais de 470 anos por Jaume Codorníu. Elaborado tal como os restantes vinhos da Ars Collecta na microadega Celler Jaume, este Gran Reserva de edição limitada com garrafas numeradas é um coupage criado a partir da seleção cuidadosa das vinhas mais antigas da casa, bem como dos seus melhores Pinot noir, Chardonnay e Xarel·lo. Cremoso, persistente e de uma elegância sofisticada. Distinguido com o Prémio Bacchus de Ouro.

Informações de produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2018
Álcool
11.5% vol.
Variedade
Chardonnay, Pinot noir, Xarel·lo
Origem
Cava

Prova

Vista
Cor dourada pálida com reflexos rosados suaves, característicos do Pinot Noir.
Nariz
Aromas intensos e complexos: pêssego, groselha, melão, frutas maduras e aromas de estágio que lembram frutos secos, pão torrado, mel e até leveduras
Boca
Os aromas presentes na fase olfativa revelam-se também em boca com intensidade. Um cava que se destaca pela sua cremosidade, elegância sofisticada e persistência.
Temperatura de servir
Entre 5 e 8 ºC. Se necessário, refrigere por algumas horas numa cuba com água, sal e gelo. Evite o resfriamento repentino no congelador. Recomendamos o armazenamento na posição vertical.
Consumo
Ótimo desde o momento da compra e por vários anos, se conservado em condições adequadas.
Combinação
Ideal para acompanhar peixes e mariscos cozinhados sem tempero, aves e até cogumelos e alguns pratos de carne.

Vinha e preparação

Nome
Fincas La Pleta (Chardonnay), El Coster (Pinot noir) y La Fideuera (Xarel·lo).
Descrição
Vinhas plantadas em Segrià (Chardonnay), na face norte da montanha de Prades (Pinot noir) e em Penedès (Xarel·lo).
Solo
Pouco profundo na Finca La Pleta, proporcionando um Chardonnay mais concentrado em aromas e sabores; de «llicorella» no Coster, conferindo ao Pinot um toque mineral muito característico, com uma maturação lenta devido ao seu longo ciclo vegetativo; e calcário de cascalho, solto e profundo em La Fideuera, onde as videiras de Xarel·lo afundam as suas raízes em grande profundidade para dar uma uva com boa acidez e concentração aromática.
Clima
Nas parcerias de Chardonnay e Pinot noir, após dois anos de seca quase extrema, a chuva regressou na primavera, contribuindo para a recuperação das videiras, mas também provocando um atraso na maturação em algumas vinhas e intensificando os trabalhos para manter as videiras saudáveis e evitar possíveis doenças. Após um verão seco e quente, as uvas chegaram saudáveis à adega, com aromas muito frescos e acidez pronunciada. Por sua vez, na propriedade de Xarel·lo, o inverno foi ameno e chuvoso, dando lugar a uma primavera que chegou vestida de verão, com temperaturas muito elevadas. O ciclo da uva acelerou e fez prever uma vindima precoce, mas as chuvas e os dias frescos chegaram em julho, retardando o desenvolvimento das videiras.
Colheita
Cada variedade é colhida manualmente em separado no seu momento ideal de maturação, com o objetivo de manter a máxima expressão da fruta. A colheita teve início no início de agosto. Durante as seis semanas de vindima, os dias foram secos e luminosos e as diferentes variedades completaram o seu ciclo gradualmente e em perfeitas condições sanitárias.
Vinificação
Após a desengace e prensagem, os mostos exclusivos obtidos foram fermentados a uma temperatura entre 15 e 17 ºC. Após este processo, foi realizada a «coupage» dos vinhos resultantes. A segunda fermentação ocorreu na garrafeira subterrânea a uma temperatura constante de 15-17 ºC.
Envelhecimento
Estágio mínimo de 40 meses em contacto com as borras de levedura para adquirir estrutura, cremosidade, comprimento e complexidade aromática.