Descrição

Laderas de Sedella é um clima, uma paisagem, uma terra, um povo, uma colheita, a expressão de um ambiente numa garrafa que fala através da variedade e do terroir. Proveniente de uma vinha jovem plantada com as castas locais Romé e Jaén e com uma percentagem de Garnacha. Lavrada com mula e com o selo de agricultura biológica. Tinto do monte mediterrânico, muito fresco e frutado, com tensão e um percurso repleto de sensações inesquecíveis

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
13.1% vol.
Produção
2.400 garrafas.
Variedade
Romé, Garnacha, Jaén, Otras
Origem
Sierras de Málaga

Prova

Vista
Brilhante e límpido, de intensidade média-alta. Cor púrpura intensa com rebordo azulado. Lágrima colorida, abundante e densa.
Nariz
Aromas que lembram o ambiente da vinha, com notas de turfa, iodo, salinas e do monte mediterrânico, fresco e frutado com notas de pêssego, casca de laranja e favo de mel. Muito complexo e elegante. Os aromas leves provenientes da madeira lembram fumo com toques de especiados (cominho e cravo). Notas leves de baunilha e tabaco rubio.
Boca
Fresco, com um percurso repleto de sensações saborosas e sem arestas. Acidez equilibrada com o álcool, de modo que o volume apresentado é muito grande. Final longo com um pós-gosto fresco e elegante. No retronasal, reaparecem as notas frescas do monte mediterrânico e dos frutos de caroço.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2029, se mantido em condições ideais.
Combinação
Queijos de cura média de ovelha ou cabra: manchego, majorero, torta del Casar, carnes vermelhas, de cordeiro e cabrito, como o chivo de Canillas assado, típico da Axarquía. Muito adequado para combinar com foie de Canard, que compensa a sua frescura de forma muito agradável.

Vinha e preparação

Nome
Las Viñuelas de Sedella
Descrição
Vinha plantada em pé baixo sem ordem. Possui certificação de cultivo biológico.
Solo
De xisto laminado de orografia tipo desfiladeiro. Xistos cinzentos muito erodidos com baixo teor orgânico. Extremamente solto e rochoso, a água infiltra-se rapidamente a partir da superfície. As vinhas são obrigadas a desenvolver raízes muito profundas para alcançar as fontes de humidade.
Clima
A colheita de 2022 foi caracterizada por um inverno moderado em chuvas e temperaturas amenas, o que limitou as reservas acumuladas. Além disso, a pluviometria da primavera foi escassa, esgotando as reservas de água para chegar a um verão com temperaturas quentes, mas com grandes amplitudes térmicas que se traduziram numa vindima precoce e escassa, mas com excelente maturação, resultando numa das colheitas mais precoces da história da adega.
Colheita
Viticultura tradicional e natural com intervenção mínima, utilizando técnicas ancestrais de cultivo: arado romano puxado por animais e arado manual nas zonas com maiores inclinações (onde os animais não conseguem trabalhar). Cultivo biológico certificado, adubado com estrume de cabras de gado próximo e extratos de urtiga, canela, camomila, carvalho e cavalinha para o controlo de doenças. Vindima manual com baixos rendimentos.
Vinificação
Seleção manual das uvas com fermentação em pequenos tanques de inox com leveduras autóctones e sem sulfitos. Fermentação malolática em ovos de cimento e madeira.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em ovos de cimento e barro (talha).
Engarrafamento
Em junho de 2024.