Descrição

A Moscatel de Alexandria e outras variedades brancas locais são reunidas neste vinho branco de Lauren Rosillo, na região de Axarquía, em Málaga. O vinho fermenta com um terço das cascas em vasos de cimento em forma de ovo e passa 9 meses de estágio nas mesmas talhas e em barricas usadas de carvalho francês.

A

utilização de peles, a fermentação sobre borras e a barrica conferem a este vinho outra dimensão. Graças à sua estrutura, terá uma boa evolução em garrafa

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
13.2% vol.
Produção
996 garrafas.
Variedade
Moscatel de Alejandría, Doradilla, Montúa, Calona, otras
Origem
Sierras de Málaga

Prova

Vista
Brilhante e límpido, de intensidade média-alta. Cor amarelo-esverdeada intensa com rebordo palha. Lágrima abundante e densa.
Nariz
Aromas que lembram o ambiente da vinha, com notas iodadas, salinas e de frutos de caroço, casca de laranja e favo de mel. Muito complexo e elegante. Os aromas leves provenientes da madeira lembram fumo, incenso e anis do carvalho francês.
Boca
É sedoso, com um paladar suave e aveludado, mas cheio de sensações, sem arestas. Acidez equilibrada com o álcool, de forma que o volume é muito grande. Final longo com um pós-gosto distinto e elegante. No retronasal, reaparecem as notas frescas de fruta e mel. Lembranças de vinho caseiro.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 9 e 12 ºC.
Combinação
Queijos de cura média de ovelha ou cabra: manchego, majorero, torta del Casar... Com peixes assados e acompanhados por frutos secos: tamboril, linguado, turbão ou dourada. Espetadas de salmonetes e sardinhas, carnes brancas, peru ou galinha e pratos de consoada como o hinojos, a sopa de tomate ou o ajoblanco.

Vinha e preparação

Nome
Paraje Las Jacintas
Descrição
Vinha em pé baixo sem ordem, com cultivo biológico e viticultura de intervenção mínima. São utilizadas técnicas ancestrais de cultivo: arado romano puxado por animais e arado manual nas zonas com maiores inclinações (onde o animal não consegue trabalhar). Cultivo biológico certificado, adubado com estrume de cabra e ovelha de gado próximo e extratos de camomila, urtiga, cavalinha, canela, tabaco, carvalho e acácia para o controlo de doenças.
Idade
Plantado em 1922.
Solo
De xisto laminado com orografia tipo desfiladeiro. Xistos cinzentos muito erodidos com baixo teor orgânico; extremamente soltos e rochosos, onde a água se infiltra rapidamente a partir da superfície. As vinhas são obrigadas a desenvolver raízes muito profundas para alcançar as fontes de humidade.
Clima
A colheita de 2023 foi caracterizada por um inverno com pouca pluviometria e temperaturas amenas. A primavera também foi marcada por chuvas escassas e temperaturas amenas, e somente em maio é que choveu intensamente, dando lugar a um verão com temperaturas quentes, embora com boas amplitudes térmicas, o que resultou numa vindima precoce, mas com excelente maturação.
Colheita
Vindima manual com baixos rendimentos.
Vinificação
Seleção manual das uvas, desengace e maceração em pequenos tanques de inox. Fermentação com leveduras autóctones e com um terço das peles durante 29 dias. Trasfegar com todas as suas borras e sem peles para cubas de cimento e barricas de carvalho francês usada.
Envelhecimento
Estágio de 9 meses sobre lías em ovos de cimento e barrica usada de carvalho francês Tronçais.
Engarrafamento
Em junho de 2024. Não é clarificado nem filtrado antes do engarrafamento.