Descrição

Localizado ao norte da Côte de Beaune, o vinhedo de Corton Le Rognet se destaca por sua disposição em anfiteatro e por produzir tintos intensos e complexos, como este da Maison Champy, provavelmente um dos melhores pinot noir do seu portfólio.

&nbsp

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Corton Le Rognet Grand Cru

Prova

Vista
Bela cor rubi profunda com reflexos granada.
Nariz
Franco e concentrado, com notas de frutos pretos (cerejas) sobre um fundo ligeiramente fumado e especiade de pimenta preta.
Boca
Ataque fresco, com um corpo forte e taninos opulentos, mas revestidos. Apresenta boa duração e um final ligeiramente vegetal.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Combinação
Realça pratos ricos, saborosos e contundentes, como estufado de lebre, galo ao vinho, salpicão de veado com molho veneziano e queijos curados e com personalidade.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em forma de anfiteatro localizada na Montagne de Corton, a uma altitude entre 250 e 330 metros acima do nível do mar. A sua localização numa encosta virada a leste favorece a exposição solar e, consequentemente, a boa maturação das uvas.
Tamanho
0,32 hectares.
Vinificação
Maceração a frio. Fermentação com leveduras naturais e encubamento durante 3 semanas
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês, sendo 30% novas.

Avaliação dos especialistas

Decanter:

Corton used to be sold at the same price as Richebourg in the 1890s, and when it's as good as this, you can understand why. Made with grapes from an east-facing, mid-slope site that was replanted in the 1990s, it's the best red in the current Champy line up: floral, intense and complex, with subtle, stony reduction, crafted 30% new wood and succulent red fruits.