Valle del Maipo
Marqués de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2020
85% Cabernet sauvignon, 8% Syrah, 4% Petit verdot, 3% Carmenere
25,50 €
IVA incluído
Garrafa 75 cl.
|
34,00 € / Litro
Esgotado
Descrição
Um vinho chileno em que a Cabernet Sauvignon é a grande protagonista. As uvas provêm de vinhas plantadas no sopé dos Andes. Pleno de fruta e untuosidade que acaricia o paladar graças aos seus taninos sedosos, as suas notas fumadas tornam-no um tinto muito saboroso.
Informações de produto
A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2020
Álcool
14.3% vol.
Variedade
85% Cabernet sauvignon, 8% Syrah, 4% Petit verdot, 3% Carmenere
Origem
Valle del Maipo
Prova
Vista
Cor vermelha escura e profunda.
Nariz
Aromas de cereja, cassis, amora, cedro, grafite e um toque fumado.
Boca
Paladar concentrado com uma profunda mistura de sabores, enquadrada pelos seus taninos firmes. De grande estrutura e com um final longo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 °C.
Consumo
Beber agora ou nos próximos 10 anos.
Combinação
Carnes vermelhas em geral grelhadas, assadas ou cozidas. Combina perfeitamente com a maioria dos queijos.
Vinha e preparação
Nome
Puente Alto y Pirque.
Descrição
Ambos os vinhedos estão localizados muito perto do sopé da cordilheira dos Andes, Puente Alto a 650 metros de altitude e Pirque a 570.
Idade
Vinhas plantadas em 1987 e 2002.
Solo
De origem aluvial, pobres em nutrientes, pedregosos e de grande permeabilidade devido à grande quantidade de cascalho presente no subsolo. Isto permite uma excelente drenagem.
Clima
Mediterrâneo semiárido com forte influência da cordilheira dos Andes. Esta é a parte mais fria do vale do Maipo; a sua acentuada oscilação térmica diária, de cerca de 18 °C, prolonga a maturação da uva, concentrando e intensificando os seus aromas. A temporada de 2020 foi mais quente do que um ano normal, onde o verão foi considerado bastante seco.
Colheita
Vindima manual entre a terceira e a quarta semana de março de 2020.
Vinificação
A vinificação é realizada na Adega Puente Alto. Os cachos são selecionados na vinha e desengaçados, sendo posteriormente transportados para tanques de fermentação fechados de inox a 26-28 °C, onde permanecem por 10 dias. Em seguida, o vinho é deixado em contacto com as peles por aproximadamente 10 dias e é descuba. A fermentação malolática ocorre naturalmente.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses, 63% em barricas de carvalho francês (28% de primeiro uso e 72% de segundo uso) e 37% em foudre piemontês de 5.000 litros.
Engarrafamento
Em abril de 2022.
Avaliação dos peritos
James Suckling:
Winemaker Marcelo Papa picked this very early in 2020, from March 15. Dried strawberries, tamarind, licorice spices and some white pepper. Slightly saline on the palate with a savory, almost dried meat edge to the nicely chewy tannins. Spicy and pretty long. Drink now. - Zekun Shuai, Senior Editor.
Colheitas: 2020 2018
Este vintage ainda não foi avaliado. Utilize a navegação abaixo para ver avaliações de vintages anteriores.