Descrição

Elaborado com uvas Chardonnay de três vinhas diferentes localizadas em Moutere Hills, na região neozelandesa de Nelson, este branco fermentado e com estágio em barrica é uma recente incorporação ao portfólio da Neudorf. No nariz, destaca-se pela sua frescura cítrica, que dá lugar a um paladar sedoso com notas minerais e uma acidez vibrante. Ideal para beber agora, embora venha a ganhar complexidade com o passar dos anos.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Nelson

Prova

Nariz
Notas de funcho e yuzu.
Boca
Apresenta um equilíbrio requintado entre mineralidade e precisão, e exibe uma onda refrescante de acidez que se mantém presente em harmonia com o carvalho e a fruta.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Até aproximadamente 2025, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Descrição
Uvas provenientes de três locais distintos em Moutere Hills.
Clima
Em relação ao clima, esta colheita será lembrada pelas condições extremas, não apenas no que diz respeito às altas temperaturas ou à falta de chuvas, mas também aos incêndios florestais que devastaram o território. Curiosamente, a qualidade da fruta foi excelente, não excessivamente madura como seria de se esperar, resultando em vinhos com grande densidade, mas também refinados.
Colheita
Vindima manual.
Vinificação
Prensagem das uvas com uma maceração posterior mínima. Para a fermentação, foram utilizadas leveduras selvagens, e esta ocorreu em barricas novas de carvalho francês com tosta média.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses com suas borras e bâtonnage mensal em barricas de carvalho francês novas de tosta média.
Engarrafamento
Engarrafado com tampa de rosca, sem estabilização prévia, mas com filtragem.

Avaliação dos peritos

Decanter:

A newcomer to Neudorf's portfolio, made with grapes sourced from three sites in the Moutere Hills and wild-fermented in barrel. Aromas of waxy citrus, with breezy freshness. The textured, silky palate combines flinty mineral notes with citrus, apple and a touch of peach, alongside vibrant acidity. A good match for creamy fish dishes. Drinking window 2021-2025.

James Suckling:

Aromas of apple pie and some smoke and mineral undertones follow through to a medium to full body with a phenolic-framed mid-palate and a fresh, vivid finish. A little shy, but lots going on here. Drink or hold. Screw cap.