Descrição

O pét-nat da família Pujol-Busquets estreia um novo nome em homenagem ao puput, ave habitual das terras mediterrânicas, também conhecida como abubilha, e tão vivaz e elegante como este espumante natural elaborado pelo método ancestral. A casta Xarel ·lo, conhecida na região como Pansa branca, apresenta-se aqui na sua versão mais crocante e surpreendente. Como curiosidade própria deste tipo de elaborações, é comercializado fechado com a mesma rolha de coroa do final da fermentação e sem degorgement.

Informações de produto

Tipo
Espumante
Colheita
2024
Álcool
11.5% vol.
Variedade
100% Pansa blanca
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela pálida com reflexos esverdeados e bolhas ligeiramente turvas devido ao seu método de elaboração.
Nariz
Aromas florais, de frutas brancas (pêra, maçã verde) e herbáceos (erva-doce) com um subtil fundo de amêndoas verdes.
Boca
Seco, leve, fresco e rústico ao mesmo tempo, ligeiramente espumante com bolhas crocantes. Nesta fase, destacam-se também as suas notas florais, de fruta branco e amêndoas verdes, lembrando os aromas percebidos no nariz.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha de agricultura biológica situada entre 100 e 220 metros acima do nível do mar, com orientação sudeste.
Solo
Sauló (franco-arenoso).
Clima
Mediterrâneo. O ano de 2024 representou o retorno à normalidade após anos de seca extrema. As condições favoráveis para a vinha durante o período vegetativo já previam uma colheita com uma saúde muito boa. O tempo seco e quente do verão proporcionou uma boa maturação das variedades precoces e, a partir do início de setembro, a descida da temperatura e o regresso das chuvas prolongaram a maturação das variedades tardias. A diferença de temperatura entre o dia e a noite favoreceu o metabolismo dos aromas e a cor da uva, ajudando a conservar a sua acidez.
Colheita
Vindima manual em que as plantas produziram menos uvas devido aos anos anteriores de seca, mas com muita qualidade e em ótimo estado sanitário.
Vinificação
Elaboração seguindo o método ancestral. Após uma leve prensagem das uvas, o mosto obtido passou a fermentar espontaneamente, sem adição de sulfitos ou qualquer outro produto, a uma temperatura de 15 °C, em depósitos de inox. Antes de finalizar este processo, o vinho foi transferido para garrafas fechadas com rolha de coroa, onde terminou a fermentação.
Engarrafamento
Sem filtrar nem degorar e com a mesma tampa de coroa do final da fermentação.