Descrição

Turons de Raimat é a expressão das parcerias mais singulares da adega catalã, localizadas nas encostas das colinas de Raimat. Isso se materializa em pequenas produções de vinhos de alta qualidade com personalidade própria, onde a Chardonnay se revela tal como é.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco fermentado em barrica
Colheita
2023
Álcool
13.0% vol.
Variedade
100% Chardonnay
Origem
Costers del Segre
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarela brilhante com reflexos esverdeados.
Nariz
Elegante, fresco e intenso, com predominância de aromas de frutas de caroço, como pêssego, e de frutas brancas, com destaque para a maçã madura.
Boca
Entrada agradável, equilibrada e fresca, destacando o seu volume e textura, conferidos pelo estágio em foudre. Vinho muito expressivo, que mantém a expressão da fruta com uma integração sutil e respeitosa do carvalho.
Temperatura de servir
Entre 9 e 12 ºC.
Consumo
Encontra-se num momento ideal para consumo, embora vá evoluir favoravelmente em garrafa durante os próximos anos. Conservar a cerca de 15 ºC, protegido de variações de temperatura.
Combinação
Pratos que incluem carnes brancas, peixes gordos, marisco, ceviche, arroz, alimentos fumados e queijos de grande personalidade.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de uma parcela situada num dos «turons» de Raimat. Elevadas entre 50 e 100 metros acima do vale, oferecem condições de cultivo para a vinha totalmente diferentes das restantes zonas de Raimat, mais influenciadas pelo vento cierzo, com mais insolação, boa drenagem e oxigenação das raízes (embora limitadas em profundidade pelo «cervell de gat» da propriedade).
Idade
Vinha com 21 anos.
Solo
«Cervell de gat» ou caliche, isto é, cascalho cimentado formando um conglomerado nos melhores vinhedos de Raimat. Densidade totalmente impermeável à água e impenetrável para as raízes. Isto limita o volume radicular das videiras, restringindo o seu crescimento. Calcário e seixos na superfície.
Clima
A vindima foi muito precoce, após um ciclo de pouca pluviosidade. As altas temperaturas de junho e julho aceleraram o processo de maturação. Por outro lado, a impressionante sanidade das uvas facilitou a elaboração e permitiu desfrutar de uma vindima longa. Em setembro, as temperaturas voltaram ao normal e a maturação desacelerou, possibilitando a colheita de uvas com um equilíbrio fenólico impressionante.
Colheita
Vindima manual seletiva da melhor parcela deste turó, que é uma elevação do terreno, e dela apenas se colhe a zona mais adequada para este vinho. A uva é colhida durante a noite, aproveitando as temperaturas mais baixas para conservar todos os seus aromas, em caixas de 10 kg para evitar que a uva se oxide. É transportada rapidamente para a adega para ser processada.
Vinificação
Maceração pelicular a frio antes da prensagem, clarificação natural a baixas temperaturas entre um e dois dias e fermentação controlada. O final da fermentação é realizado em foudre de carvalho francês. Uma vez concluída, é trasfegada para remover as borras mais grossas, deixando as finas para trabalhar através de bâtonnage semanal nos primeiros meses, conferindo assim textura e complexidade ao vinho.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em foudre de carvalho francês sem impacto de madeira tostada, com o objetivo de preservar a fruta num vinho de longo estágio.