Descrição

Raimat Turons de Vallcorba é a expressão de diferentes terroirs singulares localizados na propriedade da adega de Lérida pertencente ao grupo Codorníu. Tal como os restantes membros da gama Turons, estamos perante um vinho de alta qualidade com uma personalidade marcante e de produção limitada, essência fiel de uma seleção cuidada de das melhores vinhas plantadas nas encostas das colinas de Raimat. A intervenção humana é mínima para permitir que a vinha se expresse tal como é. Intenso, exuberante e persistente.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Cabernet sauvignon
Origem
Costers del Segre
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor vermelho cereja intenso, com reflexos roxos. Densidade média alta.
Nariz
Intenso, com predominância de aromas de frutos silvestres e frutos pretos, seguidos de finos matizes de baunilha. Notas subtis de especiadas.
Boca
Vinho exuberante, com taninos nobres, que invade o paladar. Destacam-se a sua persistência e textura. Mantém a expressão da fruta com uma integração sutil e respeitosa do carvalho.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C.
Combinação
Carnes vermelhas, guisados de caça e queijos curados, bem como sobremesas de chocolate e frutos vermelhos, mas sem cacau puro para equilibrar a tanicidade global.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas provêm de uma parcela situada num dos «turons» de Raimat. Elevadas entre 50 e 100 metros acima do vale, oferecem condições de cultivo para a vinha totalmente diferentes das restantes zonas de Raimat, mais influenciadas pelo vento cierzo, com maior insolação, boa drenagem e oxigenação das raízes.
Idade
Vinha com cerca de 20 anos.
Solo
Composto pelo característico «cervell de gat» (coração de gato), juntamente com a presença de pedras calcárias e seixos na superfície, que contribuem para a reflexão da luz, favorecendo a insolação das uvas e a sua maturação perfeita.
Vinificação
Realiza-se uma maceração pré-fermentativa a frio para potenciar os aromas frutados e obter uma melhor estrutura e cor. A fermentação é realizada juntamente com as peles em depósitos de inox a uma temperatura controlada de 25-28 ºC. Durante este período, são realizadas remontagens com frequência e intensidade variáveis, dependendo do momento da fermentação, para extrair as melhores qualidades da uva. Uma vez concluída a fermentação, mantém-se o contacto com as peles para conseguir uma maior extração de aroma, cor e estrutura. Terminada a maceração pós-fermentativa, o vinho é separado das peles e prensado para a fermentação malolática em foudres e barricas de 500 litros.
Envelhecimento
Estágio de mais de 22 meses em foudres de 4.000 litros, algumas barricas de 500 litros e em depósito de betão, com um baixo impacto da madeira tostada, procurando preservar a fruta.