Descrição

Branco de Branco é um espumante Extra Brut marcado pela tipicidade da sua origem, a Vinya del Llac, uma vinha com mais de 40 anos que permite à Raventós i Blanc obter um espumante estruturado, fresco e complexo. Nesta colheita, volta a haver uma contribuição da variedade Malvasia de Sitges, que se junta ao triunvirato de Macabeo, Parellada e Xarel ·lo. Estruturado, fresco, complexo, saboroso e quase salgado no final.

Informações de produto

Tipo
Espumante
Colheita
2023
Álcool
12.0% vol.
Produção
200.000 garrafas
Subzona
Bacia do rio Anoia.
Variedade
50% Xarel·lo, 35% Macabeo, 10% Parellada, 5% Malvasía de Sitges
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Temperatura de servir
Entre 6 e 8 °C.
Consumo
Até aproximadamente 2027, se mantido em condições ideais.

Vinha e preparação

Nome
Llac, Plana, Barbera, Viader, Prat y viñedos de viticultores vecinos.
Descrição
Vinhas situadas a uma altitude entre 120 e 170 metros acima do nível do mar, no município de Sant Sadurní d'Anoia. Orientação norte. Viticultura biológica e biodinâmica.
Tamanho
49 hectares.
Idade
Vinhas plantadas entre 1969 e 2000.
Solo
Na superfície, é argiloso de erosão continental sobre substrato carbonatado de origem marinha com grande quantidade de fósseis (data do Quaternário); enquanto a sua estrutura (do Mioceno) é maioritariamente franco-arenosa.
Clima
Mediterrâneo pré-litoral. A seca e a qualidade das uvas foram os grandes protagonistas da colheita de 2023. Desde 1 de outubro de 2022 até ao final da vindima, somaram-se 232 mm de água, embora a média da última década seja de 500 mm. É igualmente importante destacar o aumento da temperatura, que se situa nos 16 ºC, ou seja, 0,8 ºC acima da média dos últimos dez anos. O resultado é um triénio de seca com consequências que resultaram numa redução da vindima entre 40% e 60%. Esta colheita lembra a de 2016, que foi muito seca, com grande sanidade e uvas muito concentradas em açúcares e acidez.
Colheita
A vindima mais precoce da história da propriedade. Baixa produção e saudável, resultando em vinhos concentrados. Foi realizada manualmente com seleção na vinha e em reboques de menos de 2.500 kg, começando a 15 de agosto com a Macabeo e terminando a 7 de setembro com a Parellada
Vinificação
Entrada por gravidade. Prensa pneumática a baixa pressão, prensagem separada das variedades. Desfangado estático a baixas temperaturas. Fermentação alcoólica por variedades em depósitos de inox com controlo de temperatura e utilização de leveduras indígenas. Sem malolática.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira sobre lías de 18 meses. O açúcar de tiragem é de cana com certificação biológica e, como licor de expedição, utiliza-se vinho base Blanc de Blancs 2024 com açúcar biológico. Contém 4,1 gramas por litro de açúcar residual (Extra Brut).
Engarrafamento
Fechado com rolha de cortiça aglomerada com discos de cortiça natural proveniente de florestas peninsulares.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2023 Blanc de Blancs has a textbook nose of Mediterranean sparkling with notes of aromatic herbs, dry hay and straw, reflecting the third year of extremely dry conditions in the zone that delivered a small crop that was harvested earlier than ever and resulted in more concentrated wines. It's 50% Xarel.lo, 35% Macabeu, 10% Parellada and 5% Malvasía de Sitges that didn't go through malolactic and refermented and matured in bottle with lees for 18 months. They have access to great grapes (all organic) to produce this wine. It has a vibrant palate with abundant small bubbles and a spark of freshness and is balanced, clean and easy to drink. 200,000 bottles produced. All the bottles have the disgorgement date as a lot number. - Luis Gutiérrez.