Descrição

Uma parcela de Monastrell das terrazas do Serral marca a personalidade do De Nit, um espumante rosé à base de Xarel ·lo, Macabeo, Parellada e uma pequena, mas significativa percentagem de Monastrell, que lhe confere complexidade sem lhe retirar frescura. Em suma, um vinho muito sério e, ao mesmo tempo, deliciosamente perfumado, subtil e elegante

Informações de produto

Tipo
Espumante
Colheita
2023
Álcool
12.1% vol.
Subzona
Bacia do rio Anoia.
Variedade
50% Xarel·lo, 34% Macabeo, 9% Parellada, 7% Monastrell
Origem
Vino de España
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor rosé coral.
Nariz
Aromas de anis, funcho, ervas mediterrânicas e frutos vermelhos.
Boca
Saboroso, com muitas sensações minerais, muito agradável, equilibrado e final ligeiramente amargo.
Temperatura de servir
Entre 6 e 8 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Oeste del Serral, Plana, Barbera, Viader, Prat y viñedos de viticultores vecinos.
Descrição
Vinhas em vaso e em parreira royat dupla, cultivadas de forma biológica e biodinâmica, plantadas a uma altitude entre 120 e 170 metros acima do nível do mar.
Tamanho
65 hectares.
Idade
Plantados entre 1969 e 2008.
Solo
Principalmente franco-argiloso. Superfície argilosa de erosão continental sobre substrato carbonatado de origem marinha com grande quantidade de fósseis.
Clima
Mediterrâneo pré-litoral. Colheita seca e quente. O outono e o inverno foram secos, com precipitações de apenas 31 mm registradas nos dias 23 e 24 de fevereiro, o que favoreceu uma boa brotação. Durante março e abril, praticamente não houve chuvas. No entanto, maio e junho trouxeram de volta as precipitações típicas da primavera. O verão caracterizou-se por ser seco e quente, destacando-se uma onda de calor extremo com temperaturas superiores a 39 °C entre 20 e 25 de agosto, coincidindo com o início da vindima.
Colheita
Seleção na vinha. Vindima manual com reboques de menos de 2.500 kg. Iniciou-se a 15 de agosto com a Macabeo e prosseguiu a 18 com a Xarel·lo. A Monastrell e a Parellada foram vindimadas a 5 e 7 de setembro, respetivamente.
Vinificação
Entrada por gravidade na adega. Prensa pneumática a baixa pressão. Prensagem separada das castas Macabeo e Parellada e conjunta das castas Xarel·lo e Monastrell. Desfangado estático a baixas temperaturas. Fermentação em depósitos de inox por castas em diferentes depósitos, com leveduras indígenas.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira sobre borras durante 18 meses. Açúcar de cana com certificação biológica para o licor de tiragem. Clarificado com bentonite e remouage das garrafas com giro-palet. O açúcar de tiragem é de cana com certificação biológica e, como licor de expedição, utiliza-se vinho base De Nit com açúcar biológico. Contém 4 gramas por litro de açúcar residual (Extra Brut).

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2023 De Nit is a pale rosé produced with 50% Xarel.lo, 34% Macabeo, 9% Parellada and 7% Monastrell from organically farmed vineyards. It refermented in bottle with lees for 18 months. In this third year of heat and a lack of water, many old vines died; Xarel.lo and Sumoll behaved better. By lowering the yields and keeping the poise, the wines have tension and freshness and don't show any heat. This is an extra brut with 12.5% alcohol and four grams of residual sugar. It has a very similar nose and profile as the Blanc de Blancs, Mediterranean, sapid and fresh, with small bubbles and a dry, chalky finish, showing great balance. It's more than a rosé. Pleasure per dollar. 215,000 bottles and some smaller and larger formats were produced.