Descrição

Este «coupage» de Tempranillo e Graciano provém de duas zonas: uma nas encostas da Serra Cantábria e outra situada entre o vale do Ebro e o baixo Najerilla, já em Navarra, embora pertença à D.O.Ca. Rioja. Entre os seus aromas destacam-se aqueles que nos lembram frutos pretos e também um certo toque fumado. A sua passagem pela boca é equilibrada, com boa estrutura tánica e um final de boca longo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Variedade
83% Tempranillo, 17% Graciano
Origem
Rioja

Prova

Vista
Atraente vermelho rubi brilhante com reflexos roxos.
Nariz
Frutos pretos maduros, notas especiadas e balsâmicas, com ligeiros toques tostados, muito complexo.
Boca
Entrada firme, com corpo e calor. Acidez bem ajustada, rica e envolvente. Leves matizes minerais e final com notas de frutos pretos. Bem estruturado, expressa e persistente.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16º C.
Combinação
Carnes vermelhas assadas ou grelhadas, cordeiro assado e levemente especiados, presunto, enchidos ibéricos e queijos curados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas selecionadas e colhidas em dois municípios de La Rioja, um no sopé da Serra de Cantábria e outro situado entre o vale do Ebro e o vale do baixo Najerilla. Altitude média de 535 a 580 metros.
Idade
Mais de 50 anos.
Solo
Combinação de solos argilo-calcários (de cor ocre) e cascalho, em encostas orientadas para sul e superfície acidentada.
Vinificação
Desengace leve para não danificar o grão. Fermentação alcoólica em depósitos com controlo de temperatura desde o momento da receção. Tem uma duração de 5 dias e são realizados remontagens e pisagens. Maceração pós-fermentativa de 10 dias. Fermentação malolática em barrica.
Envelhecimento
Trasiegos e estágio em barrica durante 14 meses.