Descrição

Sardón nasce da busca por um vinho imediato, que possa ser apreciado a qualquer momento e que ofereça um gole agradável e descontraído. Este tinto faz parte da nova onda que tá a fazer sucesso entre os fãs, a dos vinhos fluidos e leves que se bebem sozinhos. Para isso, a Quinta Sardonia não hesitou em procurar os solos mais frescos e leves da Ribera del Duero. Esta colheita de 2021, marcada pela seca, caracteriza-se por uma maior utilização de foudres de grande dimensão e barricas usadas durante a fase de estágio, em detrimento do betão, com o objetivo de trabalhar e polir a carga de taninos e potenciar a parte mais frutada e fresca do vinho

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
15.0% vol.
Produção
138.561 garrafas e 3.012 magnums
Variedade
98% Tempranillo, 2% Garnacha, Garnacha tintorera, Albillo, Syrah, Malbec
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Nariz
Frutado e fresco no nariz, com um leque que vai desde amoras e ameixas pretas até alcaçuz e notas de pimenta.
Boca
Fresco, com uma acidez e um vigor da fruta que não diminuem nesta fase da degustação. Os seus taninos são vibrantes.
Temperatura de servir
16 ºC.
Combinação
É um vinho que pode ser apreciado sozinho, com aperitivos ou pratos leves.

Vinha e preparação

Descrição
Selecção de vinhas de várias aldeias ao longo do vale do Douro, nas províncias de Burgos e Valladolid. Vinhas plantadas em vaso em pequenas parcelas.
Idade
A maioria das vinhas tem 35 anos. Algumas videiras têm até mais de 100 anos, e a mais velha foi plantada em 1867.
Solo
Solos frescos e leves, com maior percentagem de areia e argila.
Clima
Colheita seca em termos gerais, embora com chuvas abundantes no inverno e na primavera, seguidas de um verão seco e longo, com uma onda de calor no final de agosto. Setembro apresentou boas temperaturas durante o dia e quedas significativas durante a noite. A vindima começou mesmo antes das primeiras chuvas do mês, que afetaram o ritmo dos trabalhos durante a colheita. Como resultado, obtivemos vinhos elegantes, com bom volume e boa carga aromática, taninos volumosos, mas muito agradáveis. Vinhos com boa estrutura, aromáticos e frescos, apesar da seca.
Colheita
A vindima rolou de 23 de setembro a 12 de outubro de 2021. Cada parcela é colhida separadamente em caixas e depois selecionada no adega, cacho por cacho.
Vinificação
O encoado é curto e a temperaturas controladas, procurando uma extração mínima que permita preservar a parte frutada e aromática do vinho.
Envelhecimento
11 meses de estágio numa combinação de barricas usadas de 225 e 600 litros (44%), foudres de 5.000 litros (39%) e depósitos de betão (17%).
Engarrafamento
Em agosto de 2023.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Sliced plums and espresso with enveloping aromas of dried Mediterranean herbs. The palate is medium- to full-bodied with creamy tannins and a terse, dark, fruit-driven finish. Drink now.

Tim Atkin:

Jugoso y con mucha fruta, este coupage, compuesto principalmente por Tempranillo (con un 2 % de otras variedades), ofrece aromas de mora y especias. Envejecido durante 11 meses en barricas usadas, fudres y huevos de hormigón, el vino es complejo y solo tiene un ligero toque de madera. Una estructura fresca y tánica le aporta estructura: un vino vibrante y bien elaborado. 2025-28.