Descrição

Tomás Postigo foi a primeira adega de Espanha a comercializar um vinho envelhecido em barricas de rebollo ( Quercus pyrenaica), o autêntico carvalho autóctone espanhol. A seleção marca a concepção deste tinto ribeirinho nascido a partir de uvas tinto fino, Cabernet sauvignon, Merlot e Malbec de nada menos que um total de 37 parcelas distribuídas em 15 municípios diferentes da D.O. Ao final do estágio de 12 meses em barricas de carvalho Quercus Pyrenaicade diferentes florestas , foram obtidos 35 vinhos distintos, dependendo da origem da uva e do tipo de barrica. Este vinho encorpado, saboroso e com taninos maduros e doces é o coupage final de todos eles. Apresentado em formato de 1,5 litros e caixa de madeira.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
15.0% vol.
Produção
1.587 garrafas
Variedade
Tinto fino, Cabernet sauvignon, Merlot, Malbec
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelho cereja com reflexos cereja, bastante encorpado.
Nariz
Especiado, inicialmente marcado por notas cremosas e torradas da madeira que lembram o cedro. Com o tempo, abre-se, revelando matizes de anis, matagal, giesta perfumada, pimenta e frutos vermelhos e pretos.
Boca
Muito sedoso e encorpado, com boa acidez, o que o torna um vinho muito fresco e suculento, elegante e muito harmonioso.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C. Recomenda-se decantar antes de servir.
Consumo
A adega recomenda que a garrafa seja mantida deitada num local fresco, a uma temperatura entre 12 e 14 °C, sem mudanças bruscas de temperatura e sem odores. Além disso, após o transporte, o vinho necessita repousar pelo menos 48 horas antes de ser servido.

Vinha e preparação

Descrição
As uvas selecionadas provêm de vinhas de 37 parcelas situadas a uma altitude entre 750 e 1.000 metros em 15 municípios da Ribera del Duero.
Solo
Calcário, franco-arenoso e com pedras e seixos de tamanho médio.
Clima
A primavera de 2018 foi a mais húmida e chuvosa em Espanha desde 1965, sem geadas e com temperaturas moderadas. A brotação foi espetacular em cachos e produção. Após as temperaturas moderadas de maio e junho, previa-se uma maturação comprometida, mas no final de julho e em agosto as temperaturas ótimas e algumas ondas de calor anteciparam o ciclo. Apesar da humidade da primavera e de algumas tempestades de verão, a saúde dos cachos não foi afetada. Setembro fez o milagre, foi o mês mais quente desde 1965 em média na Espanha, com saltos térmicos espetaculares entre o dia e a noite. Conseguiu-se que, com uma boa produção, a maturação final fosse perfeita.
Colheita
A vindima começou a 2 de outubro e terminou a 30 de outubro. Foi longa e sem pausas, com um tempo ideal para a vindima, o que fez com que as uvas chegassem saudáveis à adega.
Vinificação
Na mesa de seleção, alguns cachos foram eliminados por excesso de peso. Na adega, o transporte das uvas foi feito por gravidade, sem bombas, de forma suave. As uvas chegaram desengace e inteiras ao depósito.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barrica de carvalho Quercus Pyrenaica com capacidade de 225 litros, provenientes de diferentes florestas. Ao final do estágio, foram obtidos 35 vinhos distintos, dependendo da origem da uva e do tipo de barrica. Este vinho é o coupage final de todos eles.
Engarrafamento
No início de junho de 2020. Clarificado com clara de ovo natural.