Imagens da Bodega Tomás Postigo
Localização e outras informações de interesse
Bodega Tomás Postigo
España
Ano de fundação
2008
Tomás Postigo é um dos enólogos mais experientes de Ribera del Duero. Ele conhece muito bem essa região, onde chegou em 1984.
Ele é formado em Ciências Químicas pela Universidade Autónoma de Madrid e em Enologia pela Universidade de Valladolid. Depois de 25 anos como enólogo ligado a várias adegas de prestígio na Ribera, começou o seu novo projeto em 2008 em Peñafiel, que hoje é uma adega familiar com a incorporação dos seus filhos.
Tomás foi pioneiro em vários campos, como a utilização das variedades Cabernet Sauvignon e Merlot nos coupages dos seus vinhos, a irrigação por gotejamento na vinha da Ribera del Duero ou a elaboração por gravidade. Esse sistema por gravidade, que foi implementado pela primeira vez na Ribera del Duero por ele mesmo, consiste no transporte da uva até o depósito por meio de um sistema de depósitos volantes chamados OVIS.
O seu vinho branco é elaborado sob a denominação geográfica de Vino de la Tierra de Castilla y León e é feito com 100% de uva Verdejo. A uva vem de duas parcelas e o trabalho é feito sob a supervisão da própria adega. Este vinho é elaborado apenas em anos excepcionais, ou seja, quando se considera que os parâmetros da uva atingem os níveis exigidos pela adega para fermentar em barrica.
Tomás Postigo foi também a primeira adega de Espanha a obter o selo biológico Huella de Carbono(Pegada de Carbono). O compromisso com o meio ambiente se mostra na redução de emissões, uso de energias renováveis, aplicação de agricultura sustentável e redução da pegada hídrica, entre outras coisas
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados