Descrição

Uma seleção cuidadosa de uvas de alguns dos melhores vinhedos de Peñafiel, Pesquera del Duero ou Roa, enclaves míticos da Ribera del Duero, foi utilizada na elaboração deste tinto saboroso, intenso e elegante. A adega Tomás Postigo assina este magnífico blend de tinto fino, Cabernet sauvignon, Merlot e Malbec, fermentado e envelhecido inteiramente em barricas de carvalho francês e engarrafado apenas em formato magnum de 1,5 litros para o seu maior prazer.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
15.0% vol.
Produção
1.592 garrafas
Variedade
Tinto fino, Cabernet sauvignon, Merlot, Malbec
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
De uma bela cor vermelha cereja, muito encorpada e brilhante.
Nariz
Aroma marcado pela presença de variedades estrangeiras com notas de pimenta e balsâmicos e frutos vermelhos maduros (ameixa, cereja, mirtilo). A madeira aparece muito integrada, conferindo matizes de especiarias que lembram cravo, noz-moscada e cominho.
Boca
Destaca-se pela cremosidade dos taninos, muito suculentos, pela sua redondeza e fluidez. Apresenta uma acidez muito boa, equilibrada e repleta de matizes frutados e especiados. A madeira volta a aparecer perfeitamente integrada, conferindo elegância ao conjunto sem tirar o protagonismo à fruta. Tinto longo e encorpado que convida a continuar a beber.
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C. Recomenda-se decantar antes de servir.
Consumo
A adega recomenda que a garrafa seja mantida deitada num local fresco, a uma temperatura entre 14 e 16 °C, sem mudanças bruscas de temperatura e sem odores. Além disso, após o transporte, o vinho necessita repousar pelo menos 48 horas antes de ser servido.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas selecionadas situadas a uma altitude entre 750 e 1.010 metros acima do nível do mar.
Clima
A primavera de 2018 foi a mais húmida e chuvosa em Espanha desde 1965, sem geadas e com temperaturas moderadas. A brotação nas vinhas de origem deste vinho foi espetacular em cachos e produção. Após as temperaturas moderadas de maio e junho, previa-se uma maturação comprometida, mas no final de julho e em agosto as temperaturas ótimas e algumas ondas de calor anteciparam o ciclo. Apesar da humidade primaveril e de algumas tempestades de verão, a saúde dos cachos não foi afetada. Setembro propiciou o milagre, sendo em média o mais quente no país desde 1965 e com saltos térmicos espetaculares entre o dia e a noite. Estas circunstâncias possibilitaram uma boa produção e que a maturação final das uvas fosse perfeita.
Colheita
A vindima prolongada e ininterrupta, devido ao bom tempo predominante, teve início a 2 de outubro e terminou a 30 de outubro.
Vinificação
Na mesa de seleção, alguns cachos foram eliminados devido ao excesso de peso. A fermentação alcoólica e malolática foi realizada em barrica.
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barrica de carvalho francês.
Engarrafamento
Em junho de 2020, após clarificação com clara de ovo natural.