Descrição

Este garrafeira de Guarda Superior é elaborado com as variedades estrangeiras Pinot noir e Chardonnay, somadas às locais Parellada e Macabeo, para criar um coupage pouco comum e que se revela bem-sucedido. Além disso, permanece em garrafeira durante mais de 36 meses, o que lhe confere caráter e uma grande personalidade

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Cava
Colheita
2018
Álcool
11.5% vol.
Subzona
Comtats de Barcelona.
Variedade
45% Macabeo, 30% Parellada, 15% Chardonnay, 10% Pinot noir
Origem
Cava
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo dourado suave.
Nariz
Grande complexidade, notas frutadas e terciárias.
Boca
Sabor harmonioso e equilibrado.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 6 e 8 ºC.
Combinação
Carnes brancas, aves, peixes com molho e pratos com cogumelos.

Vinha e preparação

Nome
Vilarnau d'Espiells.
Descrição
As vinhas das variedades Macabeo, Chardonnay e Pinot noir estão localizadas no encrave de Vilarnau d'Espiells, a parte mais alta e arejada do município de Sant Sadurní d'Anoia. Rodeada a sul pela Serralada Litoral e a norte pelas montanhas de Montserrat, possui um microclima excecional. A vinha da variedade Parellada está localizada no município de La Llacuna, a 700 metros acima do nível do mar. Considerada uma das mais elevadas do Penedés, esta altitude confere à uva uma acidez muito elevada e aromas florais muito elegantes.
Clima
Após três anos de seca, que atrasaram significativamente as vindimas, este ano foi "normal" em termos de datas. A boa pluviometria durante todo o ano e especialmente na primavera, bem como a descida das temperaturas nos últimos dias de agosto, contribuíram para a qualidade e maturação da uva. No entanto, esta humidade favoreceu a proliferação em algumas vinhas de fungos como o míldio, mas graças à experiência dos viticultores foi possível combatê-lo. A uva necessita de uma pluviometria adequada para se desenvolver e amadurecer em boas condições, especialmente durante a primavera. Este ano, essas condições foram cumpridas, o que permitiu obter uvas com boa acidez e grande aroma, frutadas e de maior qualidade.
Vinificação
Vinificação das variedades separadamente. As uvas são arrefecidas para preservar os seus aromas. Primeira fermentação dos mostos durante 30 dias a 15 ºC. Uma vez concluída, realiza-se o «coupage» dos vinhos base. Em seguida, realiza-se a segunda fermentação dentro da garrafa, na qual a levedura transforma o vinho em um cava, produzindo as suas características bolhas.
Envelhecimento
Estágio em garrafeira superior a 36 meses.