Descrição

Allegrini, uma das casas mais representativas do nordeste italiano, oferece-nos este elegante vinho que encontra um equilíbrio perfeito entre frescura e potência aromática. Uma pequena parte da colheita é sujeita ao processo de appassimento, ou seja, é deixada a secar parcialmente ao estilo dos Ripasso. O resultado é um tinto sedoso, poderoso e fresco, com uma gama aromática ampla e sedutora.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.7% vol.
Variedade
40% Corvina veronese, 20% Corvinone, 20% Rondinella, 10% Cabernet sauvignon, 10% Merlot
Origem
Veneto IGT

Prova

Nariz
Frutado e expressivo. Notas predominantes de cereja, tomilho e menta.
Boca
Subtilmente doce, mas fresco. A maturidade da fruta é ainda mais evidente no paladar, que encontra uma harmonia perfeita graças à acidez viva.
Temperatura de servir
É recomendado servi-lo a 16 ºC.
Combinação
Ideal para guisados de carne, costeletas grelhadas, pratos de cogumelos e queijos semi-curados.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas situadas nas encostas da zona de produção de Valpolicella. Vinhas situadas a uma altitude entre 180 e 250 metros acima do nível do mar e com exposição a sudeste.
Idade
31 anos.
Solo
Muito diverso. Predominam os solos argilosos e calcários ricos em fósseis.
Vinificação
O processo de "appassimiento" é realizado com 15% da colheita. Isto significa que as uvas são parcialmente secas durante dois meses em salas com humidade controlada. Depois de perderem cerca de 30% do seu peso original, inicia-se a fermentação em tanques de aço inoxidável a uma temperatura entre 25 e 31 °C. A conversão maloláctica ocorre naturalmente durante o mês de dezembro.
Envelhecimento
Envelhecido durante 11 meses em barricas de carvalho eslovaco.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

The Allegrinis make some of the best Valpolicellas in the Veneto, so it’s no surprise that this blend of the local grapes Corvina, Corvinone and Rondinella with 10% each of Merlot and Cabernet Sauvignon is so impressive. Made with 15% of dried grapes – a technique used to increase concentration and flavour – this is plummy and refreshing with notes of green herbs and black cherry, impressive underlying structure and a classic combination of acidity and fine-grained tannins.