Descrição

É o vinho emblemático da adega e obtido a partir de uma seleção de vinhas de modo a obter a melhor expressão de cada vindima. Com ele conseguiram mais reconhecimento, por exemplo o "Tipuranga Teitei o Aotearoa", que seria um equivalente ao "Grand Cru of New Zealand". Um Pinot noir que se expressa saboroso, com taninos finos e um acabamento especiado que reflete as peculiaridades do clone plantado (floração tardia para se adaptar à primavera da Nova Zelândia) e os solos em que é plantado.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2014
Álcool
14.0% vol.
Produção
31.000 garrafas
Variedade
100% Pinot Noir
Outros formatos disponíveis:
Origem
Martinborough

Prova

Nariz
Frutos vermelhos, ameixas e notas de erva fresca.
Boca
Boa estrutura e acabamento muito especiado.
Temperatura de servir
16-18 ºC.
Consumo
Até 2022, se for conservado em condições óptimas.

Vinha e preparação

Descrição
80 parcelas diferentes. Este vinho é produzido todos os anos a partir de uma seleção dos melhores vinhedos. O objetivo é proporcionar a melhor expressão de cada vindima e manter a consistência da qualidade.
Idade
Plantado em 1980 (36 anos).
Colheita
Entre 13 e 29 de Março de 2014 a vindima da Pinot Noir foi realizada à mão, chegando à adega as uvas foram separadas de acordo com a maturação dos diferentes vinhedos.
Vinificação
As uvas são fermentadas em depósitos de aço separados, dependendo da idade das videiras de onde provêm. 25% dos cachos são fermentados sem desengace. A temperatura de fermentação é controlada, impedindo-a de exceder os 32 ºC durante os 20-26 dias em que permanece nos depósitos. Só são utilizadas leveduras indígenas.
Envelhecimento
11 meses em barricas de carvalho francês, 35% novos.
Engarrafamento
Agosto 2015.