Descrição

Este tinto ribeirinho representa a singularidade de todas as parcelas do Pago de Valdestremero, de onde vem o Tinto fino com o qual é elaborado. Vinho muito elegante, potente e com muito caráter, no qual se destacam os aromas de fruta fresca e os toques minerais

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Produção
280.000 garrafas.
Variedade
100% Tinto fino
Outros formatos disponíveis:
Origem
Ribera del Duero

Prova

Vista
Cor vermelha escura bem limpa e viva.
Nariz
Aromas elegantes, profundos e complexos, com base em fruta fresca e toques minerais.
Boca
Passagem fresca e gulosa. Grande equilíbrio. A sua elevada acidez permite-lhe ser um vinho de longo estágio.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2029, se mantido em ótimas condições. Recomenda-se decantar antes de servir.
Combinação
Queijo curado de ovelha, cordeiro assado, costelas de cordeiro grelhadas e todo o tipo de carnes grelhadas e charcutaria.

Vinha e preparação

Nome
Barco de Valdestremero
Descrição
É um vinho de quinta que engloba as 46 subparcelas da propriedade, onde se distinguem 9 tipos de solos. Localizado a uma altitude entre 770 e 900 metros na zona de Peñafiel. Orientação norte-sul, leste-oeste. Inclinação: 2%-10%.
Tamanho
80 hectares
Idade
Vinhas com uma média de 30 anos.
Solo
Nove tipos diferentes que se caracterizam principalmente por terem um perfil argilo-calcário, mas também existem os arenosos, calcários de diferentes texturas, de cascalho e de aluvião fluvial.
Clima
Continental. A colheita de 2021 teve um inverno e uma primavera mais frios do que o normal. Depois da forte nevasca causada pela tempestade Filomena, as temperaturas mínimas chegaram a -10 ºC-15 ºC, o que ajudou a atrasar a brotação em cerca de 30 dias, evitando as geadas da primavera e desencadeando a brotação a 6 de abril. Os meses de inverno e primavera foram fortificados em termos de precipitação, o que ajudou a aumentar as reservas de água. O verão foi seco, com destaque para julho e agosto, com zero litros. As temperaturas foram mais amenas do que o habitual e a amplitude térmica diurna foi muito acentuada, o que provocou uma maturação heterogénea. Os 53,5 litros que caíram em setembro ajudaram a mitigar a seca e uniformizaram a maturação.
Colheita
A uva é escolhida na própria vinha e colhida à mão em caixas de 12 quilos. A colheita rolou entre 6 e 21 de outubro de 2021
Vinificação
Depois de passar pela mesa de seleção, os cachos são desengacados a baixas rotações para depois entrarem nos depósitos por gravidade. A fermentação é feita em depósitos de inox a uma temperatura controlada entre 20 e 24 ºC durante 9 a 12 dias. O vinho passa por uma maceração com as massas durante 7 a 10 dias.
Envelhecimento
Estágio de 12 a 14 meses em barricas de carvalho francês.
Engarrafamento
Em junho de 2023.

Avaliação dos peritos

Tim Atkin:

Conde de San Cristóbal's Cosecha bottling, sold as a Crianza in Spain, makes the most of the nine different soil types that exist on the estate, using parcels located between 770 and 990 metres. Stylishly oaked in 20% new barrels, it's a blackberry and liquorice flavoured number with a chalky flourish on the finish. 2024-29