Descrição

Este tinto faz parte da gama Excellens da Marqués de Cáceres. As uvas com que foi elaborado foram cuidadosamente selecionadas no município de Cenicero. Nariz intenso, com fruta negra profunda, notas minerais e especiadas leves. Em boca é volumoso e com taninos bem integrados. É o vinho municipal da adega

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2020
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor rubi intensa, com densidade média-alta.
Nariz
Aromas de frutos pretos, um toque de alcaçuz e um agradável fundo balsâmico.
Boca
Transmite corpo e prestância. A amplitude dos seus matizes integra-se com os seus taninos, fundindo-se numa textura agradável e muito elegante.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas escolhidas só em Cenicero, tanto em parcelas mais altas e frescas a 600 metros acima do nível do mar como em parcelas mais baixas e quentes.
Idade
Mais de 30 anos.
Solo
Determinados pela complexa orografia do território, desde vinhas em socalcos quaternários de leito fluvial até encostas íngremes e pobres de origem terciária.
Clima
Clima atlântico temperado, com estações bem definidas e temperaturas diferentes dependendo da exposição das vinhas. 2020 foi um ano quente, com precipitação média um pouco elevada.
Colheita
Parcela a parcela, totalmente manual. Colheita à medida que a maturação se completa, o que obriga a passar várias vezes nas vinhas com alturas ou exposições diferentes.
Vinificação
Os cachos são desengace suavemente. Fermentação alcoólica e longa maceração pelicular em depósito de inox com controlo de temperatura. Maloláctica em depósito de inox numa percentagem e a maior parte em barrica nova.
Envelhecimento
Estágio de 14 meses em barricas novas e de um vinho de carvalho francês e americano, de tosta média, que proporciona uma complexidade suave e taninos saborosos
Engarrafamento
O vinho repousa na garrafeira durante 12 meses antes de ser comercializado, para que se refine completamente.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

It's definitely worth trading up from the basic Marqués de Cáceres Crianza to this Excellens
bottling. Curated in French and 40% American wood, it's a serious, youthful, vigorous
Tempranillo from Cenicero and Lanciego with liquorice, blueberry and black cherry fruit,
good backbone and deftly integrated oak sweetness. 2024-29

Decanter:

Restrained and elegant with layers of blackberry, dark cherry and rich, dense tannins. Velvety with intense, weighty fruit on the finish.