Descrição

A procura de uma Verdejo original e diferente, aliada à análise de novas técnicas de vinificação, levou a adega a criar um vinho de uma profundidade entusiasmante, feito a partir de vinhas com quase cem anos e cultivadas biologicamente. Este verdejo é fermentado em inovadores depósitos ovais de betão e apresenta um nariz delicado de frutos brancos e citrinos, sobre um fundo mineral muito elegante.

Detalhes do produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
6.334 garrafas.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda
Certificações
EU Organic Bio

Prova

Vista
Cor amarelo-palha com laivos esverdeados, brilhante.
Nariz
Aromas subtis e muito elegantes em que a mineralidade e as notas balsâmicas são realçadas.
Boca
Um vinho de enorme complexidade, com uma suavidade e sedosidade impressionantes que lhe conferem elegância, na qual reaparece este toque mineral, sápido e horizontal.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Peixes assados e grelhados, caldeiradas e arrozes de peixe, presunto ibérico, queijos e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Duas vinhas de sequeiro e de agricultura biológica, com formação de taça e situadas na zona de Hornillos de Eresma.
Idade
Cepas cultivadas em 1930.
Solo
Areias com um horizonte franco-arenoso profundo, que favorece a retenção de água, garantindo uma boa maturação das uvas e a manutenção da acidez.
Clima
A vindima de 2022 foi marcada por um verão de seca severa e por sucessivas ondas de calor que fizeram subir as temperaturas. Como resultado, as vinhas pararam de amadurecer em agosto. A paciência e a espera até setembro, quando as chuvas chegaram e as temperaturas moderaram, permitiram uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados. A falta de água durante o verão permitiu que as uvas chegassem à adega em perfeitas condições sanitárias e que os mostos resultantes fossem de grande qualidade.
Colheita
A vindima é feita à mão, em caixas de 20 quilos, com uma primeira seleção das uvas na vinha.
Vinificação
Segunda seleção de uvas na mesa da adega. Maceração durante 12 horas a baixa temperatura. Fermentação em tanques de betão.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses sobre as borras nos mesmos depósitos ovóides de betão e cimento onde decorreu a fermentação. Estes tanques são a chave do processo de vinificação, oferecendo uma resposta ideal ao estudo contínuo das novas possibilidades da casta Verdejo. A sua forma e as diferenças térmicas entre alturas criam uma corrente circular que facilita o trabalho das borras, além de proporcionar uma melhor proteção ao vinho e oferecer a possibilidade de um envelhecimento mais longo sem oxidação.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

Grapes come from two vineyards planted in 1930, in total 2,5ha of bush vines growing on sandy soils. Martina Pariente uses concrete eggs to ferment and age the wine for ten months on lees which contributes to a lively and vibrant texture, as well as the full expression of the variety. This is a herbaceous and herbal Verdejo with a touch of balsamic and bay leaf. It offers great tension and drive. 2024-29