Descrição

A procura de uma Verdejo original e diferente, aliada à análise de novas técnicas de vinificação, levou a adega a criar um vinho de uma profundidade entusiasmante, feito a partir de vinhas com quase cem anos e cultivadas biologicamente. Este verdejo é fermentado em inovadores depósitos ovais de betão e apresenta um nariz delicado de frutos brancos e citrinos, sobre um fundo mineral muito elegante.

Informações de produto

Tipo
Branco
Colheita
2022
Álcool
13.5% vol.
Produção
6.334 garrafas.
Variedade
100% Verdejo
Origem
Rueda

Prova

Vista
Cor amarelo-palha com laivos esverdeados, brilhante.
Nariz
Aromas subtis e muito elegantes em que a mineralidade e as notas balsâmicas são realçadas.
Boca
Um vinho de enorme complexidade, com uma suavidade e sedosidade impressionantes que lhe conferem elegância, na qual reaparece este toque mineral, sápido e horizontal.
Temperatura de servir
Entre 7 e 10 °C.
Combinação
Peixes assados e grelhados, caldeiradas e arrozes de peixe, presunto ibérico, queijos e carnes brancas.

Vinha e preparação

Descrição
Duas vinhas de sequeiro e de agricultura biológica, com formação de taça e situadas na zona de Hornillos de Eresma.
Idade
Cepas cultivadas em 1930.
Solo
Areias com um horizonte franco-arenoso profundo, que favorece a retenção de água, garantindo uma boa maturação das uvas e a manutenção da acidez.
Clima
A vindima de 2022 foi marcada por um verão de seca severa e por sucessivas ondas de calor que fizeram subir as temperaturas. Como resultado, as vinhas pararam de amadurecer em agosto. A paciência e a espera até setembro, quando as chuvas chegaram e as temperaturas moderaram, permitiram uma maturação fenólica lenta, com níveis de acidez adequados. A falta de água durante o verão permitiu que as uvas chegassem à adega em perfeitas condições sanitárias e que os mostos resultantes fossem de grande qualidade.
Colheita
A vindima é feita à mão, em caixas de 20 quilos, com uma primeira seleção das uvas na vinha.
Vinificação
Segunda seleção de uvas na mesa da adega. Maceração durante 12 horas a baixa temperatura. Fermentação em tanques de betão.
Envelhecimento
Estágio de 10 meses sobre as borras nos mesmos depósitos ovóides de betão e cimento onde decorreu a fermentação. Estes tanques são a chave do processo de vinificação, oferecendo uma resposta ideal ao estudo contínuo das novas possibilidades da casta Verdejo. A sua forma e as diferenças térmicas entre alturas criam uma corrente circular que facilita o trabalho das borras, além de proporcionar uma melhor proteção ao vinho e oferecer a possibilidade de um envelhecimento mais longo sem oxidação.