Rueda
V Dulce de invierno 2016 50 cl.
80% Verdejo, 20% Gorda de Moldavia
O vinho já não se encontra disponível
Descrição
Um vinho guloso e único fruto da união entre a Verdejo e a Gorda de Moldavia, uva que se incorporou a este vinho depois de anos de experiências e microvinificações com o objetivo de adicionar intensidade aromática. A sua doçura e os seus tons ambarinos são o resultado de três fases de complexa elaboração: a congelação da uva, a secagem natural num sótão sombrio e a vindima tardia. Um vinho muito original. Para a sua elaboração seguiram-se as tradições familiares aperfeiçoadas com inovação tecnológica.
Detalhes do produto
A adega
Tipo
Branco doce
Colheita
2016
Álcool
10.0% vol.
Produção
5.000 garrafas
Variedade
80% Verdejo, 20% Gorda de Moldavia
Origem
Rueda
Prova
Vista
Cor ouro vivo.
Nariz
Aromas de damascos secos, figos e casca de laranja.
Boca
É definitivamente doce com um corpo pleno e sedoso que cobre o paladar com doçura e uma acidez elegante e equilibrada, com um toque subtil de madeira.
Temperatura de servir
Entre 5 e 7 ºC.
Combinação
Queijos azuis, de pasta mole e foie. Também é recomendável consumi-lo depois da refeição, acompanhando sobremesas com frutos secos ou com chocolate.
Vinha e preparação
Descrição
Vinhedo em espaldeira localizado em La Seca (Valladolid).
Idade
Mais de 15 anos.
Solo
Pedregoso com subsolo argiloso.
Clima
O clima é continental com invernos muito frios, chuvas durante a primavera e outono e verões com temperaturas diurnas muito elevadas, com descidas de até 20 ºC durante a noite.
Colheita
Mecânica e manual. Vindima tardia (a variedade Gorda de Moldavia permanece na vinha até ser colhida no mês de dezembro).
Vinificação
Três processos permitem concentrar o açúcar e a intensidade aromática neste vinho:1. Secagem natural da uva Verdejo, que se espalha no sobrado ou sótão. 2. A Verdejo é mantida a uma temperatura sempre inferior a -4 ºC durante dez dias. Quando é prensada, a água permanece congelada enquanto o açúcar é espremido.3. Vindima tardia da Gorda de Moldavia que permanece na vinha até ser colhida em dezembro, quando o seu teor de açúcar é mais elevado.
Envelhecimento
Com o mosto dessas três elaborações realiza-se um 'coupage' que se arredonda com uma passagem por barrica de carvalho francês de tostado médio.
Colheitas: 2021 2020 2019 2016
Dulce y delicado sin empalagar, un vino de postre estupendo.
Gran vino de postre