Descrição

Mais uma vindima de intemporalidade feita vinho. O seu característico longo envelhecimento em barrica e repouso em garrafa é um reflexo da perícia da histórica adega López de Heredia em criar tintos suaves, redondos, bem desenvolvidos e com uma longa capacidade de envelhecimento, tal como o seu emblemático reserva. Um vinho clássico que não deixará ninguém indiferente e que provém de uma colheita que, apesar de ter sido escassa em quantidade, é considerada uma das melhores em qualidade deste século em Rioja, e mesmo ao nível de outras colheitas históricas, não em vão, obteve a classificação de Excelente pelo conselho regulador da D.O.Ca. O crítico britânico e Master of Wine, Tim Atkin, foi o primeiro a dar-lhe a sua aprovação absoluta com uma pontuação elevada, e certamente não será o único.

Detalhes do produto

Tipo
Red - Reserva
Colheita
2010
Álcool
13.0% vol.
Produção
270.000 garrafas
Subzona
Rioja Alta
Variedade
70% Tempranillo, 20% Garnacha, 10% Graciano, Mazuelo
Origem
Rioja

Combinação

Fetuccine com strogonoff de vitela e boletus

O caráter condimentado de Tondonia harmoniza muito bem com um molho intenso como este, que é enriquecido pelo sabor do boletus.  

 

Prova

Vista
Cor vermelha rubi brilhante com ligeiras tonalidades alaranjadas.
Nariz
Muito fino e persistente, fresco, tostado com leves aromas de baunilha.
Boca
Muito seco, liso, redondo e desenvolvido.
Temperatura de servir
16 ºC
Consumo
Ótimo até cerca de 2032 se mantido em boas condições.
Combinação
Todos os tipos de carne, seja de vaca ou de aves.

Vinha e preparação

Nome
Viña Tondonia.
Descrição
Vinha localizada na margem direita do rio Ebro, a uma altitude entre 438 e 489 metros.
Tamanho
150 hectares.
Idade
Mais de 50 anos.
Solo
Solos diversos que vão desde os aluviais aos calcários e argilosos com cascalho e seixos.
Clima
A campanha vitícola de 2010 caracterizou-se pela baixa pluviosidade, abaixo da média anual da região, e baixas temperaturas em Junho que afetaram a floração, fertilização e fixação das uvas, o que se refletiu numa colheita menos abundante do que no ano anterior, embora em termos de qualidade tenha obtido a classificação máxima de Excelente atribuída pelo Conselho de Controlo da D.O.Ca. Rioja.
Colheita
A vindima das variedades tintas começou no dia 4 de Outubro. O período de colheita durou até 20 de Outubro, em condições climáticas e sanitárias ótimas para obter uma colheita de excelente qualidade.
Vinificação
Uma vez na adega, as uvas passam por um desengaçador para remover os caules e o mosto fermenta com as peles em grandes cubas de carvalho de 240 hectolitros.
Envelhecimento
Envelhecido durante 6 anos em barricas de carvalho. Passa por duas trasfegas por ano.
Engarrafamento
Não filtrado e clarificado com claras de ovo frescas.

Avaliação dos especialistas

Tim Atkin:

The Tondonia red may not quite hit the sublime heights of the white, but it's still a special wine in its own way. Featuring the time-honoured blend of Tempranillo with 20% Garnacha and 10% Graciano and Mazuelo for extra structure and longevity, it has notes of black cherry and black olive, racy acidity, very little apparent oak and tannins that wouldn't look out of place in a Barolo. 2023-32.