Descrição

Um tinto interessante do Maipo Alto, cujas vinhas de origem ficam a mais de 1.000 metros de altitude. Nele, misturam-se os taninos firmes do Cabernet sauvignon e do

estão a mais de 1.000 metros de altitude. Nele, os taninos firmes da Cabernet Sauvignon e da Petit Verdot se misturam com a suavidade e complexidade da Carménère e a elegância da Cabernet Franc

Detalhes do produto

Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2015
Álcool
13.5% vol.
Variedade
88% Cabernet sauvignon, 4% Petit verdot, 5% Carménère, 3% Cabernet franc
Origem
Valle del Maipo

Prova

Vista
Cor vermelha intensa e escura.
Nariz
Complexidade aromática: notas de frutos vermelhos (ameixa, cereja), com toques de cassis, pimenta branca, terra húmida e um pouco de frutos pretos.
Boca
Vinho elegante, com boa estrutura, densidade variada e taninos firmes, mas sedosos ao mesmo tempo. Final longo.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Consumo
Até 2030, mais ou menos, se estiver em ótimas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Principalmente de duas vinhas localizadas em Pirque. Uma a quase 1.000 metros de altitude em San Juan de Pirque e outra a 750 metros acima do nível do mar na zona de El Principal de Pirque.
Solo
O primeiro dos vinhedos está em terraços aluviais com textura argilo-arenosa, fertilidade média e drenagem muito boa. O segundo também é aluvial, franco-argiloso, com fertilidade média, profundidade superior a 1 metro e boa drenagem. A Petit Verdot está numa encosta suave de formação argilosa-arenosa, a Carménère em solo pedregoso com argila e a Cabernet Franc em solo firme também argiloso-arenoso, com pedras em profundidade.
Clima
Temperaturas variadas ao longo de todo o período de maturação das uvas, embora não tenha chovido, o que permitiu uma condição ideal dos cachos, favorecendo nos vinhos uma boa intensidade frutada, acidez equilibrada e álcool moderado.
Colheita
Aconteceu de 19 de março a 7 de abril.
Vinificação
Pré-maceração de 3 a 4 dias a 8 °C e fermentação a temperatura controlada entre 22 e 28 °C durante 6 a 8 dias. Este último processo dá lugar a uma pós-maceração com todos os seus bagaços durante 3 a 5 semanas. Depois de uma degustação diária para ver como os sabores e taninos estavam, decidimos quanto tempo o vinho ficaria em contacto com as cascas antes de ser descubado. Depois, foi levado direto para barricas para uma fermentação malolática lenta
Envelhecimento
Estágio de 18 meses em barricas francesas de 225 litros de grão extrafino (50% novas, 50% com um ano).

Avaliação dos especialistas

The Wine Advocate:

Their top Cabernet from Maipo, the 2015 Enclave Cabernet Sauvignon is from a warm and dry year, despite which the wine has 13.5% alcohol. The overall sensation is quite ripe, coupled with some notes of fountain pen ink, tempera paint, licorice and a touch of leather, with a classical palate that feels more like a Bordeaux than a Maipo. It kind of made me laugh when winemaker Felipe Toso told me someone had made that same comment to him. 12,000 bottles produced. It was bottled in January 2018.

James Suckling:

Very ripe and rich with plum character. A big and oaky cabernet that's got a harmony in spite of the almost monolithic tannins. Drink or hold.