Imagens da Bodegas Castaño
Localização e outras informações de interesse
Bodegas Castaño
Carretera Fuentealamo, 3
30510 Yecla MU
España
Ano de fundação
1950
Área total de vinha
550 ha.
A Bodegas Castaño é uma das referências no setor vitivinícola do sudeste espanhol devido à sua trajetória e conquistas alcançadas com as variedades da região.
A relação de Ramón Castaño Santa com o mundo do vinho remonta a várias gerações, tanto de viticultores como de elaboradores. Em 1950, Ramón construiu uma nova adega, atualizando os meios técnicos de que dispunha e ampliando os vinhedos familiares. Em 1975, adquiriu as suas primeiras vinhas no encrave de «Las Gruesas», mas só em 1980 começou a engarrafar, uma atitude que parecia demasiado ousada no então conservador mundo vinícola de Yecla.
A incorporação gradual dos seus três filhos — Ramón, Juan Pedro e Daniel — à adega familiar ao longo da década de 80 trouxe uma nova abordagem: consolidar os mercados nacionais e iniciar uma fase de expansão para os mercados internacionais.
Em 2002, foi construído um novo armazém com 3.000 metros quadrados em dois andares climatizados, que inclui uma garrafeira com capacidade para 500.000 unidades em repouso e uma câmara frigorífica onde é realizada a maceração pré-fermentativa, ao mesmo tempo em que se procedeu à aquisição de novos equipamentos de maceração, estabilização e vinificação.
A Bodegas Castaño possui uma extensão de vinhas de mais de 500 hectares, distribuídas por quatro parcelas situadas em diferentes pontos da D.O. Yecla.
As parcelas «Las Gruesas», «Pozuelo» e «Arabi» estão localizadas na zona norte de Yecla, têm uma altitude entre 700 e 800 metros e um solo com pouca matéria orgânica e escassos recursos hídricos (70% calcário, 15% areia, 15% argila).
parcela "El Espinal" está localizada na parte sul de Yecla e possui uma composição de solo muito diferente da parte norte: solo mais fresco, forte e com maior riqueza de húmus (40% calcário, 50% argila e 10% areia)
A variedade Monastrell adapta-se perfeitamente às condições climáticas e orográficas de Yecla, uma vez que é capaz de suportar as diferenças de temperatura, os verões quentes e os invernos prolongados e frios. Mas, acima de tudo, é capaz de suportar longos períodos de seca, nos quais o seu desenvolvimento e produção diminuem consideravelmente.
É nas condições oferecidas pela zona do Altiplano, onde confluem o clima mediterrânico e o continental, e onde a Monastrell contribui com toda a sua estrutura e suavidade, que se pode afirmar que Yecla é um dos seus melhores habitats.
Bodeboca.com © 2025 - Todos os direitos reservados