Descrição

O vinho branco jovem de Beronia apresenta o perfil mais fresco e frutado de Rioja. Elaborado principalmente com Viura, a casta branca mais emblemática da região, é ideal para desarrolhar com aperitivos, pratos leves e frutos do mar. Uma excelente referência para se ter sempre à mão.

Informações de produto

A adega
Tipo
Branco
Colheita
2024
Álcool
12.5% vol.
Variedade
88% Viura, 12% Garnacha blanca
Origem
Rioja

Prova

Vista
De cor amarelo esverdeado, límpido e brilhante.
Nariz
Atraente e sugestivo, com aromas iniciais de flores branco, casca de toranja e notas de lima, que evoluem para um fundo complexo de anis e funcho com notas de alperce.
Boca
Fresco e ágil, com um perfil muito gastronómico, que transmite a essência da uva. Notas de laranja, pêra e especiadas oferecem um vinho subtil e equilibrado, perfeito para ser apreciado em qualquer momento, com ou sem acompanhamento.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 7 e 10 ºC.
Consumo
Até aproximadamente 2028, se mantido em condições ideais.
Combinação
Um excelente acompanhamento para aperitivos, entradas, saladas e pratos mediterrânicos de arroz com peixe e marisco.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas localizadas na localidade de Ollauri (Rioja Alta).
Tamanho
25 hectares de vinhedos próprios e outros 870 controlados pela adega, embora não pertençam à sua propriedade.
Idade
A idade média da vinha é de 30 anos, com vinhas pré-filoxéricas e outras (as mais jovens) plantadas durante a primavera de 2011.
Solo
Predominam os solos argilo-calcários.
Clima
O ano de 2024 apresentou condições climáticas variadas que influenciaram diretamente o perfil dos vinhos brancos. As temperaturas moderadas do inverno e da primavera, seguidas por um verão quente e seco com máximas amenas, favoreceram um desenvolvimento vegetativo equilibrado e uma maturação ideal nas variedades Viura e Garnacha Blanca. Estas condições propiciaram a acumulação de aromas frescos e frutados, acompanhados por uma acidez bem equilibrada. Em setembro, as baixas temperaturas, combinadas com uma acentuada oscilação térmica entre o dia e a noite, conferiram frescura aos vinhos, realçando as suas notas florais e frutadas. As chuvas características deste mês garantiram a maturação e o equilíbrio final.
Vinificação
Após a chegada das uvas à adega, elas são submetidas a uma maceração estática de 12 horas após a desengace quase completa. Posteriormente, é realizada uma desfangação estática a uma temperatura de 10 ºC para, imediatamente a seguir, iniciar a fermentação alcoólica a uma temperatura controlada entre 14 e 16 ºC durante um período de 12 dias. Durante os meses de novembro e dezembro, são realizadas bâtonnages periódicas das borras no depósito.
Envelhecimento
Este vinho não tem estágio em barrica.
Engarrafamento
Em fevereiro de 2025, após a estabilização do vinho pelo frio.