Descrição

Este pinot noir provém de uvas esplêndidas cultivadas numa vinha selvagem, como o próprio nome indica. Elegante, frutado, floral e terroso, transporta-nos para uma zona privilegiada da Nova Zelândia, outrora famosa pelas suas minas de ouro

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Central Otago

Prova

Nariz
Notas elevadas de frutos vermelhos e azuis brilhantes, violetas e especiarias terrosas, juntamente com anis e ervas mais escuras.
Boca
O paladar é elegante, com uma sensação suave em boca e taninos estruturais. Este vinho apresenta densidade e expressão que beneficiam de algum tempo no copo.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.
Consumo
Para apreciar agora, embora este vinho tenha um grande potencial de envelhecimento de mais de 10 anos.

Vinha e preparação

Nome
Sauvage Vineyard
Descrição
Vinhas localizadas em Bannockburn, sob colinas que outrora foram apreciadas pelo ouro que abrigavam e que agora estão cobertas de tomilho selvagem e rosa mosqueta. O solo abaixo é ideal para o Pinot noir e as colinas estão repletas de videiras.
Idade
vinte anos.
Clima
Oceânico. No ano vinícola de 2019, houve uma excelente temporada de crescimento, com a propriedade e a vinha a experimentarem períodos de chuva regulares. Ocorreram algumas geadas em abril e uma maturação prolongada e lenta favorável. Em geral, as temperaturas das estações foram moderadas, o que preservou um equilíbrio e uma acidez maravilhosos.
Vinificação
São utilizadas técnicas de vinificação muito tradicionais, juntamente com equipamentos de última geração. A fruta é classificada duas vezes na adega para obter a melhor qualidade possível. Cada vinho é fermentado com leveduras autóctones «selvagens» em tanques de inox com controlo de temperatura ou fermentadores de carvalho Rousseau abertos. Durante o processo de fermentação, cada lote é provado duas vezes por dia para avaliar a sua evolução. São feitas perfurações manuais até quatro vezes por dia. Os lotes de prensa são sempre elaborados separadamente do mosto flor e nunca fazem parte da mistura final. Utiliza-se o método de «esquive» para trasfegar os vinhos uma única vez antes do engarrafamento. A malolática ocorre naturalmente na sala de barricas com temperatura e humidade controladas. Utilizam uma variedade de barricas francesas de primeira qualidade e, em alguns anos, uma percentagem de barricas de inox para preservar a qualidade da fruta fresca e reter alguma estrutura tânica.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

This has aromas of dried strawberries, cherries, thyme, crushed stones and citrus rind. Compact and tight with a fine minerality, medium body and tight-grained tannins. Very focused. Better after 2023.