Descrição

Um vinho tinto neozelandês sensacional e reconhecido, que é uma maravilha no paladar, com uma presença frutada e floral que o torna extremamente fácil de beber. Excelente colheita e vinho de qualidade superior.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
13.5% vol.
Variedade
100% Pinot noir
Origem
Central Otago
Certificações
Demeter

Prova

Vista
Cor rubi.
Nariz
Delicado e tímido, com notas de frutos pretos, framboesa, rosas e ervas trituradas.
Boca
Passo denso com um núcleo de framboesa, pétalas (rosa e violeta) e um agradável toque de carvão. Textura séria e harmoniosa, opulenta, mas refinada.
Temperatura de servir
Entre 14 e 16 ºC.

Vinha e preparação

Nome
Cornish Point
Solo
Limosos pesados que se encontram sobre cascalhos aluviais intercalados com veios calcários.
Clima
Chuvas abundantes durante a primavera e início do verão, com quase o dobro da média de longo prazo. Este aumento da humidade foi muito positivo para a saúde das videiras e das uvas. A soma do calor para a estação ficou ligeiramente acima do normal.
Colheita
Desbaste e posicionamento dos rebentos, desfolhação e vindima manual para garantir uma fruta de ótima qualidade. Culturas de cobertura
são plantadas entre fileiras para ajudar no equilíbrio da videira e para melhorar a saúde do solo e a biodiversidade em geral. A vindima começou a 29 de março e durou 12 dias.
Vinificação
A exclusiva adega de fluxo por gravidade permitiu que as uvas fossem desengaçadas suavemente diretamente sobre fermentadores abertos sem bombeamento, utilizando 23% de engaço. Fermentação tradicional com maceração moderadamente longa para extrair boa cor e taninos com considerável profundidade de sabor.
Envelhecimento
Estágio de 13 meses em barricas de carvalho francês (30%) de artesãos da Borgonha.
Engarrafamento
Sem filtrar nem clarificar.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The cedar-accented 2019 Cornish Point Pinot Noir matured 13 months in 30% new French oak, and while there is a woody thumbprint on the nose, the raspberry, black cherry and cola notes bleed through, making an even larger impression. Medium to full-bodied, broad and generous on the palate, this is marked by some dusty (but ripe) tannins, adding richness to the wine's texture in the mouth and on the lingering finish. - Joe Czerwinski. 

James Suckling:

Aromas of smoke, spice, dried flowers, leather and ripe berries follow through to a full-bodied palate. Yet, the tannins are very tight and polished. Fine and poised finish. Fine-tuned pinot. Drink or hold. Screw cap.