Descrição

Clunia é o nome de um povoado romano localizado na localidade burgalesa de Coruña del Conde, cujas ruínas ainda se conservam. Perto dele encontram-se as vinhas e a adega com o mesmo nome. O famoso Syrah que aí é elaborado está repleto de matizes aromáticos de frutos pretos e notas especiadas de pimenta. Os taninos suaves tornam-no um tinto suave em boca e agradável. Um tinto que nunca desilude.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2019
Álcool
14.5% vol.
Variedade
100% Syrah
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
De uma cor vermelha rubi intensa e brilhante.
Nariz
Um bouquet complexo e original, no qual predominam os frutos pretos e a compota de amoras e cerejas vermelhas, combinando na perfeição com as notas subtis de baunilha, folhas de tabaco, caramelo e eucalipto.
Boca
A sua passagem pelo paladar reflete fielmente a sua expressão aromática. A intensidade da fruta, bem como os taninos doces, tornam este vinho elegante, sutil, harmonioso e agradável.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC
Combinação
Patês e queijos, caça menor, perdiz e galinhola, grelhados, leitão e cordeiro leiteiro.

Vinha e preparação

Nome
La Encina
Descrição
Vinha única situada a uma altitude de 900 metros acima do nível do mar. As videiras estão plantadas com orientação norte-sul, de modo que as folhas e os frutos recebem a luz do sol desde a manhã até à noite. Entre as videiras encontra-se plantada uma única azinheira que dá nome à vinha e que foi respeitada quando a vinha foi plantada.
Tamanho
quatro hectares.
Idade
Plantado em 1999.
Solo
Composição argilosa e subsolo rochoso.
Clima
Continente extremo. Grande contraste de temperaturas entre o inverno e o verão e entre o dia e a noite.
Colheita
Possui uma tripla seleção de uvas durante a vindima manual, passando por uma esteira de seleção de cachos e por uma mesa vibratória, eliminando assim todas as partes verdes.
Vinificação
As uvas são armazenadas em câmaras frigoríficas a temperaturas de semi-congelamento para quebrar as células da pele e melhorar a extração na maceração e fermentação. A maceração pré-fermentativa é realizada a 4 ºC durante 2 dias e a fermentação alcoólica é realizada em depósitos de inox de 7.500 e 10.000 litros com leveduras selecionadas. Este processo dura entre 7 e 10 dias e, em seguida, maceram-se durante mais 10 dias. A malolática ocorre em barricas numa sala especial com piso radiante.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês com um rigoroso controlo de temperatura.

Avaliação dos peritos

James Suckling:

Dark, brooding nose with meaty fruit, grilled herbs, lard, peppercorns and hibiscus flowers. Chewy and flavorful with sappy dark cherries rounded off with a juicy finish. Better in 2025.