Descrição

A Maturana tinta é uma variedade autóctone da Rioja que foi recuperada depois de anos de trabalho e investigação. Tem um cacho pequeno e compacto, assim como bagas também pequenas. Muito sensível à botrite, a sua brotação é tardia, embora a maturação seja precoce.

Neste caso, deu origem a um vinho com aromas especiados, com frutos pretos, pimenta, cravo e um fundo mineral. No paladar, as sensações também são especiadas, com um final elegante e profundo

Detalhes do produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2021
Álcool
14.5% vol.
Produção
2.223 garrafas.
Variedade
100% Maturana tinta
Origem
Rioja

Prova

Vista
Cor vermelho púrpura de densidade muito alta com um tom violáceo bem marcado.
Nariz
Aromas especiados, com frutos pretos, pimenta, cravo e folhas de amoreira, tudo sobre um fundo mineral e de sotobosque.
Boca
Muito balsâmico e mineral com sensações especiadas (repete-se a pimenta, flor de rosa, cominho, cravo), com um passo elegante, vibrante e longo no final.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir a 16 ºC.
Combinação
Todo tipo de carnes grelhadas, assados, queijos fortes e pratos de caça.

Vinha e preparação

Nome
Sobrevilla y El Manzano
Descrição
Duas parcelas localizadas nos municípios riojanos de Badarán e Briones.
Clima
Se a colheita de 2020 vai ficar na história pela pandemia e pelo desafio que foi para a humanidade, 2021 vai ser lembrada pela última grande tempestade de inverno que se lembra, Filomena. Uma nevasca histórica entre 6 e 9 de janeiro de 2021 que hidratou a terra como não se via há anos. A primavera voltou a ser muito húmida, sobretudo na zona de Agoncillo e Alberite, com mais de 130 litros de precipitação entre abril e maio. Um verão de antigamente, com um julho frio e seco, continuou a atrasar o ciclo da vinha, somando-se um agosto de livro (calor e noites frescas) para conseguir datas de vindima em outubro, quase já de outra época. Realizaram-se desbastes tardios e uma ligeira desfolha na zona dos cachos no início da pintor, para obter uma melhor insolação e arejamento do cacho, favorecendo a sua maturação. Os cachos ficaram soltos e homogéneos, atingindo a maturação plena, algo complexo nesta variedade.
Colheita
A vindima é feita à mão em pequenas caixas de 10 quilos no dia 20 de outubro de 2021 em ambas as parcelas. Resfriamento em câmara fria até que a temperatura da uva chegue a 3 °C.
Vinificação
Dupla seleção de cachos e bagos, com um suave desengace e esmagamento. Encoado por gravidade em cubas de carvalho francês, sem bombeamento e vinificação separada das parcelas. Maceração a frio e fermentação durante 20 dias com leveduras autóctones. Descuba por gravidade para barricas de carvalho francês novas e de segundo ano para realizar a fermentação malolática.
Envelhecimento
Estágio de 14 meses nessas barricas de diferentes tonelerias, tostados e origens, sem trasiegos, ficando com as suas lías até o engarrafamento e fazendo batônnage periódicos durante os primeiros 4 meses.
Engarrafamento
É engarrafado sem filtrar nem clarificar, pelo que podem aparecer com o tempo pequenas precipitações de origem natural.

Avaliação dos especialistas

James Suckling:

Aromas of cassis, plums and wet stones on the nose follow through to a medium body with fine tannins. Structured with a spicy touch at the center, with good volume and balance overall. Textured and vivid finish. Drink or hold.