Descrição

Monovarietal de Garnacha proveniente de um encrave cercado por um bosque de pinheiros e próximo a um riacho que proporciona temperaturas mais baixas do que a média na região. Após fermentação em tanques de cimento e um estágio de 12 meses em cubas de madeira eslovena, obtém-se um vinho de densidade média-baixa, com elegantes aromas cítricos e florais, fresco e elegante em boca.

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto
Colheita
2018
Álcool
14.5% vol.
Produção
12.900 garrafas, 250 magnums, 15 de 3 litros e 15 de 5 litros.
Variedade
100% Garnacha
Origem
Cebreros

Prova

Vista
Cor cereja com densidade média-baixa.
Nariz
Destacam-se as notas cítricas e florais, tanto no nariz como no paladar.
Boca
Um vinho direto e longo, elegante e com equilíbrio perfeito.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2024, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Descrição
Vinhas em vaso, situadas a 700-750 metros de altitude acima do nível do mar, num encrave rodeada por um bosque de pinheiros e próxima do Arroyo Becedas, o que provoca temperaturas mais baixas.
Solo
Solo granítico-argiloso, com boa retenção de água.
Clima
A colheita de 2018 foi marcada por um inverno curto e seco, com uma primavera longa e chuvosa que permitiu às plantas recuperarem-se do ciclo anterior, que foi bastante acidentado.
Rendimento
4.000 quilogramas por hectare.
Colheita
A vindima foi realizada na última semana de setembro, manualmente, em caixas de 20 kg.
Vinificação
Fermentação alcoólica espontânea em tanques de betão com 15% de cachos inteiros e temperaturas entre 18 e 26 ºC. Uma vez concluída a fermentação, o vinho é descuba para depósitos de inox e, posteriormente, para cubas de 100 hectolitros de madeira eslovena, onde ocorre a fermentação malolática.
Envelhecimento
Estágio de 12 meses em cubas de 100 hectolitros de madeira eslovena.
Engarrafamento
O evento ocorreu em dezembro de 2019.

Avaliação dos peritos

The Wine Advocate:

The 2018 La Cruz Verde comes from the same three vineyards as the 2017, and the vinification and élevage were similar. But the year was very different—2017 and 2018 were almost opposite. 2018 delivered wines of unusual freshness, irrespective of the analytical data. Despite being a cooler year with higher yields, the wine has more color than the 2017, and the wine seems to have achieved very complete ripeness. It's floral and aromatic, and the palate is very balanced, with volume and chalky tannins. This is beautiful now, and it should only get better in bottle. 12,000 bottles, 250 magnums and some larger formats. It was bottled in December 2019.