Descrição

O projeto vitivinícola do empreendedor Alfredo Maestro em Ávila concretizou-se neste El Marciano, elaborado a partir de vinhas velhas de Garnacha que ele resgatou do abandono através dos preceitos da biodinâmica. O solo granítico da região e a potência das uvas Garnacha de Gredos são engarrafados sem mais artifícios, sem qualquer passagem por barrica. O vinho apresenta-se assim, tão descaradamente autêntico quanto apetecível.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2022
Álcool
15.0% vol.
Produção
10.000 garrafas
Variedade
100% Garnacha
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Vermelho cereja com rebordo violáceo, límpido e brilhante.
Nariz
De intensidade média, em que predominam os aromas próprios da casta Garnacha, frutos vermelhos maduros (amoras, framboesas, mirtilos...), notas especiadas juntamente com subtis aromas florais, ervas aromáticas mediterrânicas e ligeiras notas minerais.
Boca
Não ataque, apresenta-se fresco, com uma acidez viva. Saboroso e elegante, com grande carga frutada que permanece em boca por muito tempo. Final longo e com excelente persistência frutada e especiada.
Temperatura de servir
Recomenda-se servir entre 12 e 14 ºC.
Combinação
Peixes grelhados, lombo de porco com especiarias.

Vinha e preparação

Descrição
Vinha em vaso localizada numa encosta virada a sul, a uma altitude média de 1100 metros, em Navarredondilla e San Juan de Molinillo (Ávila).
Idade
70 anos.
Solo
De areias de granito com afloramentos de rocha-mãe granítica a poucos centímetros da superfície.
Colheita
A vindaima foi realizada manualmente na terceira semana de setembro de 2022.
Vinificação
As uvas foram esmagadas, mas não desengaçadas. Vinificado em depósitos de inox por parcelas com as próprias leveduras autóctones, não foi realizada qualquer correção ou adição, foram realizados remontagens diárias e maceração de 20 dias. Desfangado e início da fermentação malolática também em depósitos de inox para, em seguida, sacar o vinho para o exterior e, aproveitando os rigores do inverno, clarificar e estabilizar naturalmente o vinho; é trasfegado para remover impurezas e resíduos sólidos por decantação, o que permite chegar à fase de engarrafamento em condições ótimas de limpidez e estabilização natural. No entanto, durante a vida em garrafa, é possível que surjam precipitados, dada a sua elaboração natural.
Engarrafamento
Foi realizado em fevereiro de 2022.