Descrição

Estamos perante o tinto com a melhor relação qualidade-preço da Ermita del Conde. Um vinho bem elaborado, ao qual foi concedido o tempo necessário, tanto em barrica como em garrafa, para chegar ao nosso paladar perfeitamente polido e sedoso, sem qualquer tipo de aspereza. Provém de vinhas de Tempranillo com mais de cem anos de idade e proporciona-nos, tanto no nariz como em boca, notas marcantes de frutos pretos, baunilha, caramelo e café amargo.

Informações de produto

Tipo
Tinto
Colheita
2014
Álcool
14.0% vol.
Variedade
100% Tempranillo
Origem
IGP Castilla y León

Prova

Vista
Cor vermelho cereja com reflexos picota.
Nariz
No nariz, apresentam-se aromas de frutos pretos, amoras e mirtilos em compota, acompanhados por notas balsâmicas e cremosas de café e chocolate com um fundo especiadi.
Boca
A entrada é intensa, gordurosa e sedosa ao mesmo tempo, com notas de frutos pretos, baunilha, caramelo e café amargo. No retronasal surgem notas de baunilha e o final é muito longo.
Temperatura de servir
16 ºC.
Consumo
Válido até aproximadamente 2022, se mantido em boas condições.

Vinha e preparação

Nome
Otero y Valdiguel
Descrição
Vinhas com orientação sul-sudoeste, situadas a cerca de 943 metros de altitude, cultivadas em vasos antigos onde as variedades aparecem misturadas e com rendimentos muito baixos.
Idade
Vinhas antigas com mais de 100 anos de idade.
Solo
Solos de natureza diferente, com predominância de calcário e argila.
Rendimento
2.000 quilogramas por hectare.
Colheita
Vindima manual em caixas de 18 kg.
Vinificação
As uvas são introduzidas na câmara durante 12 horas a 4 ºC. É realizada uma dupla seleção de cachos e uvas na mesa de seleção. Por fim, as uvas são ligeiramente esmagadas e introduzidas em depósitos de betão, onde as leveduras indígenas das vinhas realizam a fermentação. O tempo de maceração é de 17 dias, período durante o qual não são utilizadas bombas, apenas pisagem, procurando obter a maior delicadeza possível na elaboração. Após a prensagem, apenas é utilizado o vinho de flor. Posteriormente, o vinho é transferido para barricas, onde realiza a malolática e o seu posterior estágio.
Envelhecimento
Estágio em barricas novas, usadas de segundo ano e foudre durante um mínimo de 12 meses. As barricas são de carvalho francês de grão fino e madeiras secas durante um mínimo de 3 anos. O posterior refinamento é realizado em foudre de 3.000 litros de capacidade durante um mínimo de 6 meses.