Descrição

Salmos é uma homenagem aos monges da ordem da Cartuja que, em 1095, chegaram ao Priorat, onde cultivaram a vinha. Em 1835, uma multidão violenta destruiu o trabalho de uma vida e saqueou a cartuxa, acontecimentos que mais tarde culminariam com a desamortização de Mendizábal. Em 1996, a família Torres começou a plantar vinhas nas encostas de pedra licorella e começou a escrever a história deste tinto elegante, com leves toques tostados e um caráter tipicamente mineral, como convém aos vinhos desta região

Informações de produto

A adega
Tipo
Tinto - Crianza
Colheita
2021
Álcool
14.0% vol.
Variedade
Cariñena, Garnacha
Origem
Priorat

Prova

Vista
Com uma cor cereja escura atraente.
Nariz
Interessante e intenso, com muita fruta (compota de framboesa) e um toque de figo maduro e ameixa seca num fundo que lembra coco e maçapão (amêndoas).
Boca
Tinto sedutor, elegante, com taninos finíssimos e perfumados que se prolongam num final longo, entre matizes tostados e de madeiras nobres (carvalho, cedro).
Temperatura de servir
Entre 16 e 18 °C.
Combinação
Ideal com carnes como cordeiro assado e caça (veado, javali, lebre) e queijos de ovelha maduros, como o manchego.

Vinha e preparação

Nome
El Lloar, Torroja, Porrera e Bellmunt.
Descrição
Quintas situadas em encostas íngremes no Priorato Central.
Solo
Feito a partir de ardósia ('llicorella'), é caracterizado por ser pouco profundo, com drenagem rápida e baixa capacidade de retenção de água. Essa composição e a sua localização em encostas íngremes conferem a tipicidade aos vinhos do Priorat.
Vinificação
Maceração de 10 a 11 dias. Fermentação de aproximadamente uma semana em depósitos de inox com controlo de temperatura (24-25 °C). Maloláctica em botas de carvalho francês.
Envelhecimento
Estágio de 14 meses, 70% em barricas de carvalho francês (20% novas) e os 30% restantes em foudres de carvalho com capacidade para 30 hectolitros.